A noite de quinta-feira, 10 de julho, foi de celebração para os 30 profissionais supermercadistas que concluíram a segunda edição do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). A cerimônia de formatura foi realizada na sede da entidade, em Florianópolis, reunindo formandos de nove redes de diferentes regiões de Santa Catarina.
Na abertura da solenidade, Roberlei Nardelli, Secretário do Conselho Diretor da Acats, ressaltou que o PDG é “um investimento no futuro do varejo” e reafirmou o compromisso da entidade em formar líderes com visão estratégica, técnica e humana. Ele destacou a singularidade do setor supermercadista catarinense – dinâmico e cada vez mais exigente – e conclamou as empresas a continuarem investindo na qualificação de seus profissionais por meio dos cursos e treinamentos da Acats. “Só assim manteremos nosso varejo competitivo e preparados para os desafios que vêm pela frente”, completou.

Representando a turma, a Gerente Administrativa do Grupo Crestani e membro do Comitê Sucessores da Acats, Francielly Crestani, fez um agradecimento aos colegas e professores. “Agradeço à equipe responsável pelo PDG, pela condução do programa e pelo cuidado em cada detalhe dos encontros. Um agradecimento especial às empresas que acreditaram no potencial de suas equipes e viabilizaram a nossa participação no curso. Também aos nossos times porque, para estarmos aqui hoje, alguém ficou lá, nas lojas, segurando as pontas por nós. Aos professores, pela didática, pela troca de experiências e pelo compromisso em sempre nos entregar o melhor. E, claro, aos colegas de turma, que tornaram essa jornada ainda mais rica”, pontuou.

Formação e depoimentos – O programa teve duração de sete meses, com uma trilha de conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências técnicas, gerenciais e comportamentais. Os participantes passaram por encontros presenciais, aulas online e dinâmicas práticas, com foco em temas fundamentais para a gestão de excelência e na potencialização de resultados nas operações de loja. Durante o curso, também fizeram uma visita guiada à ExpoSuper, o maior evento de negócios do setor em Santa Catarina.
Para Willian Aguirre, do Grupo Passarela, o aprendizado ultrapassa a teoria. “Saio com uma bagagem importante para aplicar no dia a dia. Participar de um programa assim é fundamental para acompanhar essas mudanças. O mais importante é o contato, a troca de experiências e conhecimentos. Foi muito válido ter feito parte do PDG”, diz.
Já para Irene Silva, do Grupo TOP, “o sentimento é de gratidão pelo aprendizado, pelas experiências trocadas, pelas vivências do dia a dia com os colegas e professores. Volto com a responsabilidade de fazer diferente, com um novo olhar e melhor. O mais importante agora é espelhar isso no time, compartilhar o que vivemos aqui”.

De acordo com Edson Moreira, do Supermercado Bruda, um dos pontos mais importantes foi o capital intelectual adquirido. “Sou do grupo 50+, venho da indústria, onde fui gerente por 25 anos. Entrei no varejo há seis anos e hoje atuo como gerente. Agradeço aos palestrantes, que se prepararam para compartilhar conhecimento. A gente pode perder tudo na vida, menos o conhecimento”, pontua.
Ao longo do curso, foram trabalhados 20 temas distribuídos em cinco eixos: Gestão e Operação de Loja; Gestão de Pessoas; Inteligência de Negócio; Mercado e Consumo; e Inovação e Tecnologia. O time de mentores contou com especialistas de ampla vivência no setor: André Faccin, Bruna Fallani, Débora Furtado, Deise Ribeiro, Fábio Camparini, Fátima Merlin, Jorge Inafuco, Márcio Schultz, Marcos Livato, Olegário Araújo, Pedro Lima e Regina Almeida de Queiroz.
Participaram do PDG ACATS profissionais das redes Bonno Atacado e Varejo, Casa.express Supermercados, Catarinão Supermercado, É de Casa Supermercados, Grupo Passarela, Grupo TOP, Supermercado Bruda, Supermercado Forte e Supermercado Santos.