Você está em Acats • Conteúdo

GHG Protocol: Girando Sol conquista segundo Selo Ouro em programa nacional de melhores práticas na gestão de emissões de gases

Pelo segundo ano consecutivo a Girando Sol conquista o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), dando mais um importante passo em sua jornada da sustentabilidade. Trata-se da maior qualificação nacional de inventários e valoriza o compromisso da empresa com a transparência, qualidade das informações reportadas e a adoção das melhores práticas na gestão de emissões. 

O desempenho se refere aos inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos anos de 2023 e 2024, verificados durante o Ciclo de 2025 por uma terceira parte independente, acreditada pelo INMETRO. Desde o início da contabilização de suas emissões, a Girando Sol tem avançado de forma consistente em sua estratégia de sustentabilidade, reconhecendo a relevância da gestão de carbono. “A partir do inventário de GEE, é possível mensurar as emissões lançadas na atmosfera, avaliar os impactos das ações adotadas e estruturar planos mais eficientes para a transição rumo a uma economia de baixo carbono”, explica a analista ambiental da Girando Sol, Patrícia Aguiar.

A adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol e a publicação dos dados no Registro Público de Emissões demonstram o compromisso da Girando Sol com a transparência e a geração de valor sustentável. “O certificado Selo Ouro simboliza que estamos alinhados com o controle e as ações para reduzir as gazes de efeito estufa, gerando  prosperidade e desenvolvimento com o menor impacto ambiental. Só temos a parabenizar toda equipe que vem se dedicando e criando produtos que nos auxiliam no dia a dia, para assim estarmos em sintonia com soluções para nosso planeta”, destaca Gilmar Borscheid. Ele reforça o empenho da empresa com a gestão ambiental responsável e a construção de um futuro mais sustentável.

O que é o GHG Protocol 

É a metodologia internacional mais utilizada no mundo para inventário de carbono e, no Brasil, é certificada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

O inventário de gases de efeito estufa (GEE) é um relatório que identifica, quantifica e registra as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Serve como ferramenta para avaliar o impacto ambiental de uma organização, permitindo o estabelecimento de estratégias para reduzir essas emissões. É o primeiro passo para que as organizações possam contribuir no combate às mudanças climáticas. 

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Girando Sol

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também