Como transformar uma marca tradicional em referência entre o público jovem? Esse foi um dos temas abordados por Erich Shibata, Diretor de Branding e Criação da Cimed, no novo episódio do Acats Podcast, gravado durante a ExpoSuper 2025. A conversa, que também contou com a participação de Bruna Fallani, Fundadora da Shopper 2B, está disponível no canal da Associação Catarinense de Supermercados no YouTube e apresenta uma visão prática sobre posicionamento de marca, comportamento do consumidor e oportunidades pouco exploradas no varejo alimentar.
No episódio, Shibata destacou como a Cimed se tornou a farmacêutica mais lembrada pela geração Z e, segundo ele, também pela geração Alpha. “Posso te garantir que a geração Alpha também conhece a sua marca”, afirmou. Apesar da conexão com o público jovem, ele explica que o foco principal continua sendo a mulher acima dos 35 anos, que representa 80% do investimento da empresa. “Toda a indústria está olhando para a mulher 35+, e abandonou a geração Z. Então o meu custo de aquisição desse público era de graça”, explicou.
Erich também traçou paralelos com o varejo alimentar, apontando que o setor ainda é muito tradicional e pouco aberto à inovação. “O primeiro que fizer diferente vai se destacar. É uma oportunidade incrível na mão de quem está no varejo”, disse. Para Shibata, inovação não precisa ser sinônimo de grandes investimentos. “Às vezes a pessoa pensa que precisa de muito dinheiro para inovar, mas a inovação está nos pequenos detalhes que você pode aplicar na sua loja, na sua região e no seu bairro”, pontua.
O episódio completo já pode ser assistido no canal da Acats no YouTube. Uma conversa sobre marketing, comportamento do consumidor e como identificar novas possibilidades dentro do varejo.
