Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, a ExpoSuper 2025 recebeu o último painel da sua programação de conteúdo: “Inteligência de negócios para uma operação de alta performance”. O encontro reuniu lideranças de redes supermercadistas catarinenses para discutir como o uso estratégico de dados tem impactado a tomada de decisões e os resultados operacionais.
Com mediação de Caio Camargo, especialista em varejo e Apresentador do VarejoCast, o painel contou com a participação de Alexandre Quadros, Diretor Geral do Grupo Koch; Bruna Habka, Diretora Executiva do Grupo Big Box/Ultrabox; e Graziela Schmoller, Diretora de Marketing e Recursos Humanos do Grupo TOP e Membro do Conselho Diretor da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
VEJA AS FOTOS DA EXPOSUPER 2025
Abrindo o debate, Alexandre compartilhou a experiência do Grupo Koch na gestão de estoques. Para ele, o maior desafio vai além de reduzir volumes, mas garantir que isso seja feito de forma inteligente, sem gerar rupturas nas lojas. “Baixar o estoque é fácil, mas baixar com inteligência é um grande desafio. O objetivo é reduzir o estoque e, ao mesmo tempo, reduzir a ruptura. Isso significa acelerar as vendas”, afirmou. O executivo também alertou para os impactos financeiros de uma má gestão de capital de giro, especialmente em redes em expansão.
Bruna Habka trouxe o olhar da liderança sobre a formação de uma cultura analítica nas equipes. “Se você quer criar uma cultura de dados, seja o primeiro a exigir dados da sua equipe. Não aceite respostas vagas”, aconselhou. Para ela, quando o líder estabelece esse padrão, a equipe se mobiliza para apresentar informações concretas e confiáveis. “Assim você cria uma cultura sólida, baseada em fatos, e acaba com o achismo”, pontuou.
Já para Graziela Schmoller é importante começar com análises simples, mas que realmente façam diferença. “Primeiro a gente precisa saber o que vai trazer ganho. Comece com um número, uma análise simples, e vá afunilando: em qual loja aconteceu o resultado? Em qual departamento?”, explicou. Em sua fala de abertura, Graziela agradeceu a oportunidade de estar presente e reforçou o propósito do painel. “Estou bem feliz por estar aqui e agradeço muito a Deus por ter saúde. E vou pedir que a gente aqui tenha muita sabedoria para levar o melhor nosso, que a gente consiga transmitir o que a gente veio para fazer”, explica.
Segundo a Diretora de Marketing e RH do Grupo TOP, informações bem estruturadas são fundamentais para o sucesso. “É muito gratificante chegar numa reunião e dizer: ‘Nossa equipe fez essa ação e deu esse resultado’. E se não deu certo, também sabemos exatamente onde erramos e o que ajustar. Troque o ‘eu acho’ pelo ‘eu sei’. Quando os dados estão organizados, o caminho do negócio também fica mais evidente”, finalizou.
ExpoSuper 2025
A 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina é promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e conta com mais de 300 expositores e uma expectativa de público de 25 mil pessoas nos três dias de programação. O evento reúne profissionais do varejo alimentar, fornecedores, empresários e interessados no setor para a troca de experiências, apresentação de novos produtos e tendências para o futuro do segmento. Confira a programação da ExpoSuper 2025.
Patrocinadores ExpoSuper 2025
Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.
O jantar de boas-vindas foi patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.
A ExpoSuper 2025 também tem apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.
A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.