Você está em Acats • Conteúdo

Como construir empresas fortes em mercados desafiadores: a visão de Lásaro do Carmo Júnior na ExpoSuper 2025

A palestra fez parte da programação do maior evento de negócios de Santa Catarina, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats)

Com ampla trajetória no varejo e à frente da gestão de empresas como Jequiti e Grupo Silvio Santos, Lásaro do Carmo Júnior foi um dos nomes que marcaram a programação da ExpoSuper 2025. Diante de um auditório lotado, no dia 18 de junho, o Sócio da Optimize Consulting compartilhou suas visões sobre liderança, cultura organizacional e os desafios da execução no ambiente competitivo do setor supermercadista. “O supermercado não tem proteção natural contra as crises. É um dos setores mais difíceis do Brasil”, destacou. Lásaro chamou atenção para o cenário competitivo e a exigência por eficiência. “O jogo é com vocês. Quem está no comando precisa entender que a competição não perdoa”, iniciou.

A cultura empresarial foi um dos pontos centrais da fala. Para Lásaro, a verdadeira cultura é percebida nos bastidores da operação. “A cultura é o que faz as coisas acontecerem mesmo quando ninguém está olhando”, afirmou. O palestrante defendeu que a mentalidade de dono precisa ser adotada por todos os níveis da organização. “Todo mundo tem que ter cabeça de dono. Quem não tem, um dia vai ser um problema para a sua empresa”, ressaltou.

Durante a apresentação, compartilhou os pilares que considera essenciais para construir uma cultura voltada a resultados: liderar pelo exemplo, manter processos estabelecidos, valorizar a rotina produtiva, priorizar a geração de valor, zelar pelas relações internas e ter foco absoluto na execução. “Não existe empresa ruim com cultura boa. Ou você tem os pilares certos, ou a conta não fecha”, afirmou. Na sequência falou sobre a importância de revisar a estrutura de liderança em processos de transformação: “Às vezes, até o dono precisa sair da gestão e ir para o conselho. Apegos emocionais não podem travar a evolução da empresa”.

Ao falar sobre operação, enfatizou que o diferencial está nos detalhes e na boa gestão dos recursos. “A margem hoje é milimétrica. Você ganha na escala e na boa administração. É gente boa, bem contratada, bem treinada e focada no resultado.”

Encerrando sua fala, reforçou a mentalidade de crescimento e escuta ativa como fundamentos da boa liderança. “Nenhum de nós é o máximo. Estamos líderes hoje, mas amanhã podemos não estar. O mundo gira, o dinheiro troca de mãos e só permanece quem ouve e aprende todos os dias”, finalizou.

A programação da ExpoSuper 2025 segue nesta quarta-feira (18), com painéis e palestras com especialistas em mercado e varejo. Veja a programação completa aqui.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também