Você está em Acats • Conteúdo

Sucessão em empresas familiares ganha protagonismo no varejo catarinense durante a ExpoSuper 2025

A sucessão nas empresas familiares e os desafios da profissionalização foram tema de um talk show durante a programação da ExpoSuper 2025 nesta terça-feira (17 de junho). Promovido pelo Comitê Sucessores da Associação Catarinense de Supermercados (Acats),  o encontro reuniu lideranças de diferentes gerações, experiências e estágios de transição para discutir como garantir a continuidade dos negócios sem perder de vista o valor central das relações familiares.

Com histórias pessoais e realistas, os painelistas destacaram a importância de preparar sucessores com clareza de propósito, ampliar o repertório de gestão e valorizar o diálogo como base de qualquer processo de transição.

Participaram do encontro Isabella Rieper Caviguioli, Diretora Comercial do Grupo Hipermais; Taynara Souza, Diretora de RH do Hiper Select; Vanessa Sandrini, CEO da VaS Soluções Estratégicas; além dos mediadores Francielly Crestani, do Grupo Crestani, e Rogério Tridapalli Junior, dos Supermercados Carol – ambos coordenadores do Comitê Sucessores da Acats. O talk show teve a presença de Vanessa Sandrini, Executiva com 30 anos de varejo em empresas como Grupo Pão de Açúcar, Fasano, Leroy Merlin e St Marche e CEO da VaS Soluções Estratégicas.

Para Rogério Tridapalli, a sucessão é uma jornada viável mesmo em negócios de menor porte. “Assim como grandes companhias passaram por esse processo, o pequeno varejo também pode construir sua sucessão com escuta ativa, conversa franca e transparência. Colocar as cartas na mesa faz toda a diferença”, afirmou. Tridapalli, que atua como Gerente e Nutricionista do Supermercados Carol, também destacou o aspecto emocional envolvido nesse caminho. “Estamos lidando com fundadores que colocaram a vida inteira no negócio. Reconhecer esse aspecto é essencial para que a transição ocorra de forma saudável e respeitosa”, pontuou.

Gerente Administrativa do Grupo Crestani, Francielly Crestani, compartilhou sua trajetória de transição para a empresa da família após a perda do irmão. “Ainda não me sinto uma sucessora pronta, mas estamos trabalhando com dedicação para que esse processo aconteça da melhor forma possível. É um aprendizado intenso e diário”, relatou.

Isabella Caviguioli trouxe ao debate uma vivência pouco discutida: a mudança de papel após a venda da empresa familiar. “Precisei transformar a mentalidade de sucessora para executiva. Aprendi que a sucessão não termina no negócio vendido, ela continua na forma como a família lida com seus outros empreendimentos e com os papéis de cada um”, contou. Diretora Comercial do Grupo Hipermais e Membro do Conselho Diretor da Acats, Isabela falou sobre a importância de construir uma governança que respeite as individualidades. “Cada um tem sua essência e seus objetivos. Preparar a família empresária é tão importante quanto preparar a gestão”, explicou.

Taynara Souza, que atua na rede Hiper Select desde os 13 anos, falou sobre a construção do protagonismo feminino dentro do varejo familiar. “Sempre deixei claro que estava ali como profissional. Construí meu espaço com base em conhecimento e entrega, nunca pelo meu sobrenome. Isso fez toda a diferença”, disse. Souza também ressaltou a importância de permanecer próxima dos fundadores como fonte de aprendizado prático e estratégico.

A convidada Vanessa Sandrini abordou o papel da governança nas empresas familiares, ressaltando que o modelo tradicional precisa ser adaptado à realidade de quem vive a combinação entre laços afetivos e responsabilidades corporativas. “Empresas familiares que estão amadurecendo seus modelos de gestão precisam sim olhar para as boas práticas do mercado, mas sem esquecer que ali a prioridade é a família. Antes de olhar para o negócio ou para o patrimônio, é preciso olhar para as pessoas que deram origem a tudo”, afirmou. Para ela, o momento atual é oportuno para ampliar esse diálogo. “Estamos repensando o sonho. Precisamos discutir como proteger o patrimônio e como manter a família unida e ativa, respeitando suas diferenças e os novos negócios que ainda virão”.

O talk show fez parte da programação de conteúdo da ExpoSuper 2025 e mostrou o papel do Comitê Sucessores da Acats como espaço de diálogo, troca de experiências e preparação das novas lideranças do varejo catarinense. 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também