Na programação do segundo dia da ExpoSuper 2025, uma conversa cheia de provocações e aprendizados mostrou como o Brasil pode se inspirar na velocidade e no pragmatismo da China para transformar o varejo supermercadista. O painel “Brasil e China: desafios e oportunidades para o varejo” reuniu nomes com forte atuação no setor e trouxe à tona o que realmente diferencia os dois mercados, e por que entender essas diferenças pode abrir novos caminhos para quem atua no varejo alimentar no Brasil.
Participaram do debate o Presidente da Acats e CEO do Grupo Passarela, Alexandre Simioni; o Coordenador do Programa de Conselheiros da StartSe, Carlos Júlio; Fabrizzio Topper, CEO da Diven.cx e Diretor da BU de Consultoria de Dados na Quality Digital; e In Hsieh, Pioneiro do e-commerce no Brasil e Parceiro oficial do TikTok Shop no Brasil. A mediação foi de Romano Pansera, Estrategista global de varejo e Vice-presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Com a experiência de uma recente missão empresarial à China, Simioni destacou a forma como as empresas chinesas colocam o consumidor no centro de tudo e adaptam suas operações com agilidade surpreendente. “Na China, a leitura é de trás para frente. Eles observam o que o cliente precisa e só então ajustam suas operações”, afirmou.
Para In Hsieh, mais do que tecnologia ou infraestrutura, o que salta aos olhos é a mentalidade coletiva voltada ao longo prazo. Hsieh chamou atenção para a inovação que nasce da gestão, da cultura organizacional e da forma de liderar. Carlos Júlio complementou o raciocínio ao apontar que o verdadeiro desafio das empresas é alinhar cultura e estratégia. Muitas vezes, segundo Júlio, não é preciso mudar tudo, mas começar com os comportamentos diários das lideranças.
O Presidente da Acats também falou sobre a disciplina e o comprometimento das equipes nas operações chinesas. Citou as chamadas Dark Stores, com alta rotatividade de produtos, entregas em até 30 minutos e forte integração entre loja física e online. “Precisamos de mente aberta, ambidestria e o pé no futuro. O digital não é uma tendência distante. Ele já está acontecendo ao nosso lado”, enfatizou.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA EXPOSUPER 2025
Fechando o painel, Fabrizzio Topper explicou que o diferencial da China está na postura frente aos desafios. Enquanto no Brasil muitas empresas ainda vêem barreiras para implementar soluções digitais, na China o compromisso é com a execução. “Se o consumidor quer a entrega em cinco minutos, eles vão encontrar um jeito de fazer isso acontecer, custe o que custar”, afirmou. O CEO da Diven.cx também lembrou que, no mercado chinês, a tecnologia é o centro do modelo de negócios, e não apenas uma ferramenta de apoio.
A conclusão do painel deixou claro que o Brasil não precisa copiar o modelo chinês, mas pode, e deve, se inspirar nele para criar soluções mais práticas e conectadas com o que realmente importa: a experiência do consumidor.
ExpoSuper 2025
A 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina é promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e conta com mais de 300 expositores e uma expectativa de público de 25 mil pessoas nos três dias de programação. O evento reúne profissionais do varejo alimentar, fornecedores, empresários e interessados no setor para a troca de experiências, apresentação de novos produtos e tendências para o futuro do segmento.
Patrocinadores ExpoSuper 2025
Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.
O jantar de boas-vindas foi patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.
A ExpoSuper 2025 também tem apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.
A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.