Você está em Acats • Conteúdo

Lições da NRF 2025 sobre tecnologia e o futuro do varejo, por Alexandre de Quadros

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-01-22-as-12.52.39_3be0baf9

Já se passaram seis anos desde a minha primeira NRF – Retail’s Big Show. Naquela época, lembro-me de ouvir atento aos principais CEOs e executivos do varejo americano afirmando que as lojas físicas estavam com os dias contados e que tudo se transformaria em e-commerce (embora não fosse uma opinião unânime, era a visão predominante). Nos anos seguintes, o foco passou a ser a multicanalidade, depois a omnicanalidade e, nos últimos dois anos, a Inteligência Artificial se tornou o grande tema.

A NRF sempre traz as tendências tecnológicas do varejo global, e, como são tendências, nem todas se concretizam no mercado. Ou seja, nem todas as soluções apresentadas na NRF se consolidam, mas as que realmente se firmam no mercado, certamente, passaram por lá em algum momento.

Em 2025, observamos diversos casos de aplicação de IA em áreas como abastecimento de lojas, precificação, auditorias de planograma, motores de recomendação de compra e até agentes de IA que interagem com os colaboradores da loja, analisando dados e imagens em tempo real. Um exemplo que me chamou a atenção foi um aplicativo capaz de filmar a gôndola e, em tempo real, identificar quais produtos estão faltando, com preços incorretos ou fora do planograma estabelecido.

Outro ponto muito discutido foi como as gerações interagem de formas distintas com a tecnologia e como o uso de IA tem crescido exponencialmente. Hoje, já temos várias ferramentas de IA acessíveis no nosso cotidiano, seja para criar apresentações em PPT, resumir textos ou até como assistentes virtuais que ajudam a controlar nossa agenda de trabalho. No entanto, para que essa tecnologia seja realmente aproveitada, precisamos incentivar que nossas equipes busquem soluções baseadas em IA, acelerando sua adoção no dia a dia da empresa.

Uma coisa é certa: a tecnologia nunca substituirá as boas lojas físicas, apenas as mal executadas. No entanto, independentemente da tecnologia adotada, é fundamental manter os pés no chão e garantir que o básico seja bem feito. O cliente gosta de novidades, mas não adianta disponibilizar um super aplicativo que recomenda os melhores produtos com base em seu gosto, se, ao chegar na gôndola, ele não encontra o produto ou o encontra com o preço errado.

Dominar a IA a longo prazo será, sem dúvida, um fator determinante para o sucesso. Contudo, não podemos perder o foco nas expectativas do cliente e em como atendê-las de acordo com a nossa proposta de valor. Se conseguirmos incorporar IA para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir custos, será ainda melhor.

Devemos estar sempre atentos às novidades, mas, principalmente, ser racionais quanto ao uso e à alocação de recursos.

Alexandre de Quadros
Diretor Geral do Grupo Koch

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também