Você está em Acats • Conteúdo

Supermercadistas defendem melhorias na Ceasa/SC

Ceasa_2510

Os Presidentes das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) Gilmar Germano Jacobowski e da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) , Francisco Crestani reuniram-se (25.10) em São José para tratar de questões pertinentes à melhorias na infraestrutura desta unidade. Outra meta dos dirigentes é de ampliar a participação da agricultura familiar na comercialização de hortifrutigranjeiros aos supermercados.

– Vamos em busca de soluções conjuntas para fortalecer o produtor rural da agricultura familiar catarinense, bem como os comerciantes que disponibilizam os produtos para o consumidor final, tendo a Ceasa/SC como entreposto logístico que une as duas pontas da comercialização de FLVs no Estado – afirmou Jacoboski.

Além do presidente Crestani, a ACATS foi representada pelos supermercadistas Ivan Tridapalli, Sálvio de Souza e Adriano Manoel dos Santos, os quais integram uma comissão desta entidade para tratar das agendas específicas relacionadas à Ceasa/SC.

Os principais pontos discutidos na reunião foram os estudos para a mudança de local da unidade São José da Ceasa/SC, a melhoria da infraestrutura atual para ampliar o espaço para estacionamento de veículos, a questão da rastreabilidade dos FLVs e o horário de funcionamento da central.

Ivan Tridapalli, coordenador desta comissão da ACATS, ponderou ao presidente da Ceasa/SC que a mudança desta sede da empresa para um local estrategicamente melhor localizado é a melhor solução, mas entende que este processo poderá demorar, o que gera a necessidade de modernizações imediatas no operacional do atual espaço.

– A cidade cresceu ao redor da sede da Ceasa e isso passou a gerar restrições de horário de funcionamento e dificuldades de carga e descarga para veículos de grande porte. Enquanto a solução da mudança não acontece precisamos de ajustes neste espaço – explica Tradapalli.

Está em andamento o processo para autorização da canalização do Rio Araújo no trecho que passa pelo terreno da Ceasa/SC. Essa medida, somada à pavimentação de parte do pátio às margens do rio, deve ampliar a área de estacionamento, o que favorece a logística operacional dos veículos na central, garante Jacoboski.

Ele lembrou que a recente criação do bolsão de estacionamento foi um importante avanço para a melhoria do trânsito na região, que costumava ficar congestionado próximo ao horário de abertura da comercialização.

O presidente Francisco Crestani entende que as pautas discutidas são relevantes, e tem, como pano de fundo, o objetivo de ampliar o espaço do produtor rural catarinense.

– Os compradores dos supermercadistas precisam ter acesso a produtos com qualidade porque esta exigência vem do nosso consumidor. Entendemos que a solução está em nosso próprio Estado para que nenhum supermercado de SC tenha necessidade de buscar em outros estados os hortifrútis produzidos aqui. O que precisamos fazer é melhorar e facilitar este corredor de acesso dos produtos da agricultura catarinense, estimulando a economia de cada região e a circulação interna de recursos no Estado finalizou.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também