Você está em Acats • Conteúdo

Pequenos negócios de carnes se aliam em torno da Saborense

Saborense

Com objetivo de centralizar vendas para ganhar escala nacional e internacional, mais de 40 pequenos e médios frigoríficos de Santa Catarina se uniram em cooperativa e criaram uma marca coletiva de carnes e derivados, a Saborense. Entre as estratégias está manter diferenciais de sabores de receitas artesanais familiares passadas de pais para filhos, valorizando a cultura local, a exemplo de projetos semelhantes na Europa. Os produtos com a nova marca vão chegar para os consumidores catarinenses no final de outubro.

​Quatro agroindústrias – Frigorífico Helbing, Embutidos Lamb, Letavo Alimentos e Frigorífico Primevo – são as primeiras a fabricar com a marca Saborense. As demais vão aderir gradualmente e outras podem entrar.

De acordo com o empresário Wolmir de Souza, um dos articuladores do projeto, o movimento que resultou na Cooperativa de Produção e Consumo Saborense começou há mais de cinco anos com a fundação da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (Asaasc) em 2016, sediada em Concórdia. O objetivo foi discutir alternativas para agregar mais valor aos produtos de pequenas agroindústrias e conseguir mais oportunidades de comercialização.

A primeira instituição apoiadora foi o Sebrae/SC, que começou com assessoria liderada pelo executivo Ênio Parmeggiani, da região Oeste. Hoje, além do Sebrae colaboram com o projeto o Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), as entidades do Sistema “S” do Estado Senar, Senai e Senac, mais a Universidade de Chapecó (Unochapecó).

A escolha da marca Saborense pela associação é uma homenagem aos sabores de alimentos catarinenses, ao unir a palavra “Sabor” com o final de “Catarinense”. Entre os produtos aprovados para serem lançados estão diversos tipos de salames, copa, linguiças (de suíno, ovelha e cabrito), hambúrguer de costela, bacon, morcilha, costela janela, leitão inteiro e carne de cordeiro. Há, também, uma linha de queijos (itálico ao vinho, gouda e parmesão).

– Esse projeto é a soma de objetivos, mas acima de tudo, é uma busca por oportunidades. Vivemos um tempo de dificuldades, onde a concorrência faz parte do dia a dia e nos perguntamos até onde as nossas pequenas marcas, até onde a nossa história vai conseguir ser vendida. Numa viagem que fizemos à Europa conhecemos pessoas que não embalam simplesmente produtos, eles embalam a história deles. Aí nós percebemos que estamos perdendo de contar a nossa história, de gerações, porque não conseguirmos ter uma grande marca e atingir uma grande rede porque nossa produção é pequena – afirmou Wolmir de Souza, na apresentação do projeto.

Segundo ele, um dos grandes desafios é ajustar os frigoríficos dentro das normas para obter selo de qualidade. O objetivo maior é que todos tenham selo de inspeção federal (SIF) para também exportar. Mas, por enquanto, as empresas têm selo estadual, o que permite vender em Santa Catarina e em outros estados, conforme a especificação do selo obtido.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também