Você está em Acats • Conteúdo

GIC traça perspectivas de lucratividade supermercados

logo-gic-e1624555748433

A GIC Brasil enxerga que nunca como antes como nesta década será importante automatizar e integrar toda a operação no varejo supermercadista: processos, pessoas e movimentação de produtos. A empresa de inovação e tecnologia começou a mudar o conceito do varejo alimentar há mais de duas décadas, quando criou um sistema de gestão pioneiro para lojas físicas, o RUB, capaz, por meio de 30 funcionalidades, de monitorar, controlar e emitir tarefas instantâneas.

A empresa atua em todos estados do Brasil, além dos mercados da Colômbia, Panamá e Angola. Atende as principais cadeias de supermercados e atacarejo nestes mercados e perto de 1.000 lojas usando o RUB como verdadeira torre de comando capaz de agilizar e rentabilizar as operações do chão de loja, bem como melhorar a experiência do consumidor, meta principal do varejo alimentar. O sistema também garante etapas cruciais do e-commerce, com a separação de produtos para as encomendas digitais, em inglês chamado de picking.

Com a missão de participar e promover o avanço do varejo supermercadista, a empresa vem realizando eventos para difusão de conhecimentos da mesma forma como apoiar iniciativas relevantes neste sentido. É o caso do Encontro Regional de Empresários Supermercadistas 2021 da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que a GIC Brasil patrocina e contará com a participação de sua conselheira Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, como palestrante.

Tecnologia acessível

Soluções simples e dinâmicas envolvem etapas complexas e sofisticadas de desenvolvimento. “No fundo, buscamos alternativas mais concretas e eficazes para apresentar soluções eficientes e adequadas aos mercados em que atuamos”, comenta o Head de Inovação e líder do GIC Labs, Eduardo Lopes, Doutor em Design voltado à fabricação digital robótica pela Universidade de São Paulo (USP).

No laboratório, baseado na sede de Alphaville (SP), são desenvolvidas soluções tecnológicas acessíveis ao varejo alimentar físico e digital. O movimento de pesquisa e desenvolvimento é contínuo e, brevemente, ainda este ano, a GIC Brasil lançará novas versões de soluções ao varejo. O mais novo produto criado foi o GondolEYE, sistema de câmeras fixas e móveis, capazes de capturar, reconhecer e processar imagens dentro das lojas em tempo real, para o monitoramento contínuo das gôndolas e respostas rápidas para as equipes das lojas.

Prevenção de perdas

No último Fórum da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o fundador da GIC Brasil abordou o tema da produtividade para o setor supermercadista: “A tecnologia é a única coisa que pode trazer à luz aquelas informações que são imperceptíveis aos olhos humanos”. Ele cita alguns exemplos de fatores críticos que é possível monitorar com excelência, como verificar detalhes da checagem do pedido de compra contra a quantidade real recebida, fazer o alinhamento do pedido de compra à necessidade real de consumo.

Há mais. Controlar a data de validade de produtos expostos, monitorar a transformação interna de produtos como corte de frios e carnes, além de todos os movimentos que podem gerar o risco de estoques virtuais, avarias e rupturas. “Sabemos que todos estes processos geram muitas perdas. E perdas geram prejuízos. Nossa experiência em tecnologia e varejo nos levou a criar soluções modernas, online e de baixo custo, para apoiar o varejo”, conclui o fundador da GIC Brasil, autor e palestrante.

Futuro do varejo

Está claro para todos que o moderno varejo evoluirá nos próximos anos para uma crescente integração das operações físicas e as chamadas online, bem como a utilização massiva de informações sobre consumidores, categorias de produtos e novos canais de venda. No livro de sua autoria, Os Rumos do Varejo no Século XXI, Pandemia e Transformação, Irineu Fernandes detalha o quadro geral do varejo brasileiro na atualidade e traça perspectivas e cenários para as próximas décadas. O livro será lançado em meados deste ano e integrará uma coleção sobre o varejo da Editora Poligrafia.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também