Você está em Acats • Conteúdo

Até maio o desempenho é positivo nos supermercados de SC

Termometro_Imagem-e1619703555308

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense se mantêm positivas considerando o período dos primeiros cinco meses do ano, registrando +5,52% no acumulado em relação a idêntico período de 2020.O desempenho no mês de maio de 2021 ficou abaixo de 2020 com -0,99%, enquanto que na comparação entre abril e maio foi registrado +1,58%.

Os índices já foram deflacionados pelo IPCA e apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o presidente da Entidade, Francisco Crestani, o comportamento das vendas pode estar entrando em um período de retração, visto que os resultados dentro do ano de 2021 estão apresentando uma onda decrescente, consequência que provavelmente seja consequência de aumentos de preços generalizados e até acima da média de itens básicos de alimentação, higiene e de limpeza, isso de acordo com as tabelas de preços apresentadas pelas indústrias e fornecedores.

– Temos uma realidade de alimentos essenciais muito pressionados pela alta dos principais insumos como milho, soja e trigo. Soma-se a isso os reajustes de insumos que afetam os segmentos de limpeza, embalagens e até o combustível e agora também a energia. Tudo isso reflete na taxa de inflação, que começa a retirar o poder de compra dos salários. O resultado final está aparecendo em pesquisas de desempenho como a do nosso setor.

Crestani cita particularmente um dado que ele considera impactante, a do consumo de carne bovina ter retornado ao nível de 1996 graças a reajustes que ultrapassam 50% no último ano, conforme apuração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

– A carne bovina é um alimento fundamental na mesa das famílias, se o consumo recua pode contar que está arrastando também uma série de outros itens que acabam ficando de fora da cesta de compras – analisa.

Para o dirigente, o atual momento pode ser excelente para a indústria que trabalha com exportação, mas é preciso um olhar do Governo para o mercado interno.

– Havia uma expectativa de recuperação da economia por conta do avanço da vacinação e pode estar ocorrendo exatamente o contrário porque a inflação avança e acaba neutralizando o poder de reação deste processo. O Governo precisa olhar esta situação com muito cuidado e tomar medidas que garantam o equilíbrio interno de mercado e dar chance para a economia girar. Se essa espiral de aumentos desmedidos de preços continuar o consumidor comprará cada vez menos e cada vez mais o essencial, o que não vai ser vantajoso para ninguém – afirma Crestani.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,47(-19,50)+10,47
Fevereiro +5,47 (-5,53) +7,68
Março +4,54 +9,70 +8,52
Abril +2,61 (-4,32)+6,74 
Maio (-0,99) +1,58+5,52 

Termômetro de Vendas ABRAS 2021 em percentuais):

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+12(-18,45)+12,00
Fevereiro +5,18 (-6,75) +7,57
Março+4,31+11,11+7,06
Abril+2,77(-4,82)+4,06
Maio+2,88+1,98+5,32
Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também