Você está em Acats • Conteúdo

SC tem crescimento de vendas em fevereiro

Termometro

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram crescimento de 5,47% no mês de fevereiro de 2021 na comparação com fevereiro de 2020. Já em relação a janeiro passado houve um recuo de (-5,53%). O primeiro bimestre de 2021 confirma um resultado acumulado de +7,68% em relação a idêntico período de 2020.

Os índices, já deflacionados, foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O Presidente da Entidade, Francisco Crestani, considera a movimentação normal para o período, inclusive o recuo verificado em fevereiro se comparado a janeiro, já que fevereiro de 2021 ficou com um sábado a menos e também três dias a menos no calendário, o que acaba influenciando de forma significativa o resultado total do período.

– Nossa atividade se mantem plenamente atuante porque o supermercado é considerado essencial, porém, com todas as restrições impostas pelo poder público através de decretos e normas de órgãos reguladores, tanto no plano estadual como em cada município. Desde o início da pandemia, priorizamos a saúde e a segurança sanitária de nossos colaboradores que ficam na linha de frente do atendimento e dos consumidores. A ACATS definiu um protocolo de atuação preventiva para seus associados e as respostas trazidas ao longo deste último ano indicam que a mobilização dá resultados e contribui para a não proliferação de contágios de covid-19 em nossas lojas – afirma o dirigente.

PÁSCOA 2021

As empresas supermercadistas catarinenses apostam em uma campanha de Páscoa com crescimento de vendas, mas num patamar moderado. Ao encomendar itens típicos da campanha de Páscoa, 47% dos empresários indicaram que compraram mais produtos do que na campanha do ano passado, 12% a mais, na média. Para 37% dos entrevistados, as quantidades serão praticamente as mesmas do ano passado e somente 16% responderam que compraram menos produtos, (-17%), na média.

Outro aspecto da sondagem apurou o comportamento das tabelas de preços apresentadas pelos fornecedores. A quase totalidade (95%) respondeu que ocorreram reajustes nos preços dos produtos típicos de Páscoa, com incidências entre 5% e até 20%, média de 11,7%. Estes reajustes diferenciados, segundo a ACATS, devem-se a fatores como a quantidade de produtos adquiridos pelas empresas supermercadistas, percentual de contratação de venda consignada e demais aspectos negociais com cada fornecedor.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,47(-19,50)+10,47
Fevereiro +5,47 (-5,53) +7,68
Março   
Abril   
Maio   
Junho   
Julho   
Agosto   
Setembro   
Outubro   
Novembro   
Dezembro   
Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também