Você está em Acats • Conteúdo

Lugar de mulher é… no açougue!

Andreia_Acougueira_ajustada-1-e1611009028110
A profissional em tempos de pandemia.

O crescimento de mulheres trabalhando em açougues tem registro em várias regiões do país, Santa Catarina não é diferente. E já há profissionais experientes, com vários anos de atuação, caso da açougueira Andreia Tosatti, 36 anos, sete deles dedicados exclusivamente a esta função no supermercado Lisandra de Criciúma, loja Pinheirinho. Ela garante estar plenamente realizada profissionalmente: “Faço com amor”, resume.

Andreia chegou ao Lisandra por influência do irmão, Alexandre, também açougueiro. Ele foi contratado em fevereiro de 2014 e ela, um mês depois e desde então de lá não saiu mais. Seu aprendizado aconteceu ali mesmo, na prática. Mas ela teve um mestre muito experiente, hoje com 85 anos, seu Avelino Cichella, patriarca da família proprietária do supermercado. “Foi meu maior e melhor professor, sou e sempre serei muito grata a ele e à família pela oportunidade”, declara.

Ao longo dessa trajetória Andreia buscou aprimoramento não apenas nas práticas diárias, fez dois cursos, um profissionalizante no Senac e outro de Gestão de Açougue de Supermercados, curso da grade EAD da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Natural de Marau (RS), Andreia mora há 20 anos em Santa Catarina e não foge às origens, aprecia um bom churrasco e prefere cortes como picanha, maminha, alcatra e também o granito e a costela.

No supermercado Lisandra, que tem hoje o empresário Edilson Cichellla na direção, são 11 profissionais atuando na seção de açougue, e, recentemente, mais duas femininas passaram a fazer parte da equipe junto com a agora experiente e pioneira Andreia, a Maria e a Adriana, que estão há cerca de 4 meses na empresa.

Um mix dos cortes que Andreia prepara diariamente.

Andreia evoluiu na sua atuação, hoje, além de manuseio das carnes, faz também controle de estoque, lay out e até inventário. “Acredito que o açougue não é um território exclusivamente masculino, a mulher tem plenas condições de atuar. Na hora do trabalho não tem tempo ruim e quando a peça de carne é inteira e muito pesada, tipo a metade de um suíno, a gente pede ajuda”.

Para a profissional, o que chama a atenção nos últimos anos com relação ao comportamento do consumidor é a busca da praticidade.

– Cada vez mais recebemos pedidos de carnes porcionadas específicas para determinados pratos, como assados, moídas, bifes, estrogonofe e picadinho.  As porções prontas em badejas no autoatendimento também têm bastante procura. Noto esse diferencial por parte dos consumidores. E na produção também temos uma evolução constante das carnes, a pecuária está cada vez mais focada em apresentar qualidade e assim todos nós saímos ganhando, principalmente o consumidor final que levará bons produtos para sua mesa – afirma ela.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também