Você está em Acats • Conteúdo

Grãos em alta afetam formação de preços de alimentos

Milho

Os grãos que mais interferem na formação de preços de alimentos consumidos pela população – soja, milho e trigo – indicam manutenção de preços em alta, o que afeta diretamente toda a cadeia produtora de proteínas animais e dos derivados do leite, massas e pães. As perspectivas de cada segmento neste início de 2021:

Soja

Com estoques globais enxutos e câmbio acima dos R$ 5, a perspectiva do mercado é de que a soja brasileira continue valorizada acima dos R$ 120 por saca em grande parte do país, mesmo após o início da colheita no país, que deve ganhar força a partir de fevereiro de 2021.

Milho

Os principais fatores de sustentação de alta do preço do milho são a demanda interna retomando, o dólar reagindo frente ao real e a oferta interna restrita neste momento. A colheita da safra de verão (2020/21) deverá ganhar força em meados de fevereiro próximo. Para o curto prazo, a baixa disponibilidade interna e a demanda firme pelo cereal deverão manter a sustentação dos preços no mercado brasileiro e altas não estão descartadas.

Trigo

A indústria brasileira do trigo se mantém resiliente durante a pandemia de Covid-19 e sem problemas na importação do cereal usado pelo setor moageiro. E as perspectivas são otimistas para 2021, com maior competitividade e alta nos preços pagos ao agricultor. O Brasil importa 60% do trigo que consome e as perspectivas de países produtores como Rússia e Argentina são de manutenção de preços de saca em alta. Sazonalidades de clima interferirão resultados de colheitas no PR e RS, maiores produtores nacionais.

Preços em 2020

O óleo de soja teve a maior alta de preço no ano passado, 103,79%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial que fechou 2020 com 4,52%, maior taxa desde 2016. Arroz (76,01%), leite longa vida (26,93%), frutas (25,40%), carnes (17,97%), a batata-inglesa (67,27%) e o tomate (52,76%) também disparam no acumulado do ano passado.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também