Você está em Acats • Conteúdo

Koch reduz perdas em até 76%

Koch-Supermercados_Divulgacao-e1607345748159

Após a implantação de uma ferramenta de monitoramento que atua integrada ao software de automação comercial da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV (Gatecash)  o grupo Koch reduziu o índice de falta de registros de mercadorias nos últimos seis meses, ocasionando uma diminuição nas perdas não identificadas (inventário) dos itens, como leite e cerveja, na ordem de 76%. 

– Além de ser um sistema eficiente na identificação de erros dos operadores de caixa, o Gatecash promove uma ostensividade muito grande junto à equipe da frente de caixa, pois ela sabe que está sendo monitorada via sistema CFTV, além do áudio e registros efetuados no PDV”, afirma Alessandro Ziebell, gerente executivo de Prevenção de Perdas do Koch.

O Grupo Koch, de Santa Catarina, obteve um crescimento de 48% no primeiro semestre de 2020, creditado ao conjunto de medidas de melhoria contínua de processo, em que se destaca a prevenção de perdas para rentabilizar seu lucro. O projeto piloto com o Gatecash, da Gunnebo, em Itapema, litoral catarinense, deu uma boa mostra de que tecnologia aliada a uma gestão de processos gera excelentes resultados.

Ziebell lembra que entre os produtos que mais registravam perdas no PDV estavam cervejas em latas de 350 ml e 473 ml, cerveja Long Neck, leite longa vida, caixas de hambúrguer e steak, água mineral e sacos de carvão. “Na identificação das faltas de registros desses itens, podemos destacar que 80% são por pura falta de atenção dos operadores de caixa e 20% por fraudes, onde alguns deles fazem o atendimento a familiares e seus conhecidos”, afirma o executivo.

Além dos treinamentos, o plano estratégico de prevenção de perdas do Koch Supermercados prevê a revisão dos processos operacionais, que buscam identificar aqueles que mais geram riscos de perdas, como o recebimento de mercadorias e a frente de caixa, além de investir cada vez mais na adoção de tecnologia para promover o adequado controle das operações, como por exemplo, o uso do CFTV com inteligência embarcada, sistema de gestão, Gatecash e Business Intelligence.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também