Você está em Acats • Conteúdo

Crecimento depende da Reforma Tributária, defende Appy

Bernard_Appy

Ao participar do Fórum Tributário que a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (01.09) pelo seu canal virtual em rede social, o economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), defendeu a proposta de Reforma Tributária (PEC 45/2019), que tramita no Congresso Nacional. Appy acredita que sua aprovação significará um avanço do PIB em até 20 pontos percentuais em um prazo de 15 anos.

O Fórum Tributário encerrou o ciclo de eventos dedicados aos temas de Prevenção de Perdas, Jurídica e Gestão de Pessoas, todos realizados no modo virtual e sob a coordenação dos comitês temáticos da ACATS. O Fórum Tributário contou com a mediação do coordenador do Comitê Tributário da ACATS, Marcos Koenig.

Bernard Appy é o mentor da proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. Entre 2003 e 2008 ele comandou a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e a Secretaria Extraordinária de Reformas Econômico-Fiscais do Governo Federal.

O economista argumenta que o atual sistema tributário no Brasil é muito defasado, provoca insegurança jurídica e por esta razão prejudica o investimento. Além disso, o custo do pagamento de imposto no Brasil é um dos mais altos do mundo, acarretando menos investimentos e exportações.

Além de proporcionar expressivo crescimento do PIB, Appy mencionou outros dois fatores. A taxa de investimento do País poderia crescer 16%, conforme estudo do economista Glauco Borges. Outro impacto positivo é a possibilidade de crescimento de até 20% na renda do trabalhador brasileiro num prazo de 15 anos.

– As boas consequências da Reforma Tributária no modelo proposto se interligam, beneficiam todos os setores da economia e da Sociedade – resume Appy.

Para conhecer com mais detalhes a proposta da Reforma Tributária: https://ccif.com.br/

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também