Você está em Acats • Conteúdo

Cresce atenção com área de prevenção de perdas

PVV_perdas_1508-e1566178392103

Florianópolis (SC) – Com uma série de atividades, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (15.08) o VII Fórum de Prevenção de Perdas em Supermercados e no Varejo em Geral, com cerca de 250 participantes. Dados de pesquisa apresentada no evento indicaram que 69% das empresas catarinenses pesquisadas já têm setor específico para a prevenção de perdas.

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,7 bilhões em 2018, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto do setor, de acordo com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O resultado representa um crescimento de 0,07 ponto percentual em relação ao índice de 2017.

Dentre as principais causas de perdas citadas pelos entrevistados estão: quebra operacional, 40%, furto externo e interno com 27%. Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano passado foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos, pilhas e baterias, chocolates em barra e tabletes, queijos, desodorantes, azeites e sabão em pó.

– A prevenção de Perdas e a redução de desperdícios estão entre os maiores desafios do setor supermercadista no momento. A ACATS tem iniciativas pioneiras neste sentido, como a manutenção do Comitê de Prevenção de Perdas e a realização do Fórum Estadual. Aqui procuramos aglutinar as lideranças do setor e estimular empresários e gestores a olharem com carinho para este setor dentro da estrutura das empresas – declarou o Diretor Executivo da Entidade, Antonio Carlos Poletini.

A programação do Fórum abriu com a apresentação sobre a importância estratégica da Gestão de Perdas para os negócios, com Romualdo Teixeira, sócio-fundador e CEO da RTC-Brasil.

Em seguida, houve o Painel sobre prevenção de perdas sob o ponto de vista da Segurança, com a participação do Cel. PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar de SC, de Marcos Rodrigo De Bastiani, supervisor jurídico da Rede Angeloni, de Ederson Alex Fernandes, Gerente de Prevenção e Perdas da Rede Giassi e com a mediação de Airton Said Simões Junior, gerente de auditoria e prevenção de perdas da Rede Angeloni.

O turno da tarde abriu com a apresentação do resultado da Pesquisa Nacional de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com Márcio Milan, Superintendente da Entidade.

Na sequencia, a influência da Gestão de Rupturas na Prevenção de Perdas foi o tema conduzido por Lauro Júnior Bueno, Sócio-Diretor da Unitrier Assessoria em Varejo.

O evento finalizou com apresentação de cases de boas práticas na redução de desperdício de alimentos, com  Giampaolo Buso, Presidente da Paripassu , Carlos Antônio Ferraro Biasi,  consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Letícia Zago, analista de programação social do Programa Mesa Brasil SESC/SC e Marcello Janone de Almeida, Criador do Aplicativo Desperdício Zero.

PATROCÍNIO – O evento contou com o patrocínio da HB MVR, empresa que trabalha com a locação de embalagens para transporte de alimentos de forma segura e eficiente, promovendo o aumento da qualidade dos alimentos transportados, a eficiência dos processos e redução de perdas de produto, a segurança alimentar e o impacto ambiental, e também com o apoio da Melitta, Santa Rita e Superpan.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também