Você está em Acats • Conteúdo

Vendas nos supermercados de SC em 2018 repetem 2017

Simplus_texto_18012019

As vendas do setor supermercadista catarinense se mantiverem no mesmo patamar de 2017, sem variação real. O resultado das vendas de dezembro de 2018 em relação a dezembro de 2017 foi + 0,78%, enquanto que o resultado comparado a novembro foi positivo em 27,41%, circunstância normal neste período por conta da influência das festas de final de ano. No acumulado o índice zerou.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. Importante salientar que o segmento de atacarejo não participa desta sondagem. Todas as empresas participantes têm lojas no formato tradicional de supermercados.

De acordo com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o resultado de 2018 refletiu um ano de muitas incertezas e oscilações na economia em geral, o que acabou reproduzindo no comportamento do consumidor.

– Tivemos um ano bem atípico, com um primeiro semestre fortemente impactado pela greve dos caminhoneiros, a recuperação muito lenta do índice de geração de novos empregos e um ritmo bastante tímido em relação a investimentos das empresas. A economia ficou em compasso de espera aguardando o resultado da eleição presidencial e agora em 2019 existe a possibilidade da retomada dos negócios acontecer de modo mais efetivo – conforme análise do Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes.

Em relação ao ano de 2019, o segmento supermercadista catarinense está otimista. Pesquisa realizada com cerca de 100 lideranças empresariais do setor supermercadista, indústria e serviços conectados indicou que 68% dos participantes confiam em uma melhora no ambiente de negócios.

Na consulta sobre desempenho das próprias empresas a postura é ainda mais otimista para o ano de 2019, com 95% das respostas indicando resultado positivo e superior ao de 2018.

A perspectiva da economia no Estado e no País com a posse de novos governantes também é otimista. 68% acham que os negócios com certeza irão melhorar e 19% acha que este processo também vai acontecer, porém, de forma mais lenta e gradual. Um contingente de 13% manifestou mais cautela, neste momento, com muitas dúvidas em relação à efetividade das ações destes novos governantes e parlamentares que assumiram em 2019. Ninguém indicou um cenário negativo para este ano.

Termômetro de Vendas Acats 2018 (em percentuais)

Mês Mês atual x
Mês ano passado
Mês atual x
Mês anterior
Acumulado
Janeiro (-1,57) (-21,66) (-1,57)
Fevereiro (-1,94) (-2,55) (-1,74)
Março +16,01 +8.08 +1,27
Abril (-10,38) (-17,24) (-1,89)
Maio +4,15 +7,25 (-0,04)
Junho (-1,96) (-4,05) (-0,70)
Julho (-2,94) +0,13 (-1,10)
Agosto +2,86 +3.30 +0,08
Setembro (-2,25) (-1,26) (-1,09)
Outubro +1,91 +0,52 (-0,25)
Novembro +1,99  +2,20 (-1,15)
Dezembro +0,73 +27,41 0,00

 

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também