Você está em Acats • Conteúdo

Panfácil unifica operações para fortalecer a marca

Panfacil

A Panfácil, do Grupo Estrela, iniciou no último ano um projeto estratégico que tem como objetivo unificar as operações de farinhas de trigo (Moinho Estrela) e pães congelados (Panfácil) sob a marca Panfácil. “O objetivo principal é melhorar a eficiência do atendimento e da comunicação do setor comercial com o mercado (clientes), e naturalmente concentrar e aperfeiçoar os investimentos de marketing em uma marca única, já forte no mercado.”, comenta Eduardo Pretto, Diretor Comercial das Operações de Farinhas.

De acordo com o executivo, a iniciativa reforça que a Panfácil é uma solução completa para o mercado de panificação e confeitaria. No portfólio, são 75 SKU’s na operação de pães congelados e 60 SKU’s na operação de farinha de trigo.

Atualmente, as operações de farinhas de trigo representam 80% do faturamento da empresa. Entretanto, a linha de pães congelados, com representatividade de 20%, ganha destaque quando o assunto é potencial de mercado.

“Percentualmente, a linha de pães tem crescido mais. O mercado de pães congelados é relativamente novo no Brasil e a nossa expectativa é que nos próximos 3 anos aconteça saltos de volumes desse mercado. Sendo os nossos principais clientes os supermercadistas, em virtude da dificuldade de mão de obra qualificada e da dificuldade de um padrão do produto, diversos clientes de farinha deverão migrar, naturalmente, para a operação de pães congelados.”, complementa Bernardo Pretto, Diretor Comercial da Panfácil.

Segundo ele, a operação de pães congelados cresceu, em média, 20% em 2018 sobre 2017. A operação de farinhas obteve avanço de 8%.

Como parte do projeto de crescimento da empresa, Bernardo Pretto afirma que a fábrica de pães congelados, inaugurada em 2016 em Canoas (RS), foi planejada para ser duplicada ao longo dos próximos anos. “Isso ocorreu exatamente porque o Grupo Estrela entende que esse mercado de pães e lanches congelados tem ainda uma capacidade de crescimento relativamente grande para os próximos anos. Existe a expectativa de que em algum momento a operação de pães congelados tenha ao menos o mesmo tamanho da operação de farinhas.”, ressalta o diretor comercial. Para 2019, a expectativa é que a operação de pães congelados cresça próximo a 30%, enquanto a operação de farinhas cresça 10%.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também