Você está em Acats • Conteúdo

Vendas em abril têm resultado negativo

Supermercado_imagem_termometro-e1523305100639

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram uma forte contração​, em -10,38% no mês de abril de 2018 em relação a março​. Em comparação com abril do ano passado foi registrado novo recuo​, em ​-17,24%​​.​ O​ acumulado no quadrimestre apresenta -1,89%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

A explicação da Acats para este resultado é a chamada dessazonalização da Páscoa, que em 2017 caiu em abril e neste ano teve o desempenho de vendas mais concentrado na última semana do mês de março​, pois dia 30 foi o sábado de Aleluia.

Segundo o Presidente da Entidade, Paulo Cesar Lopes, a ocorrência da Páscoa sempre impacta positivamente nas vendas e acaba provocando este efeito ´solavanco´nos resultados dos desempenhos das empresas nestes dois períodos, março e abril, quando a Páscoa alternar seu encaixe.

Apesar do indicador acumulado direcionar para a baixa, a expectativa do desempenho do setor para 2018 ainda é de otimismo, contudo, em dose moderada.

– Tivemos uma situação completamente fora do contexto que foi essa paralisação de dez dias dos caminhoneiros agora em maio. Nenhuma loja de supermercado catarinense deixou de abrir suas portas e promover o atendimento, mas a restrição de produtos pelo desabastecimento certamente vai provocar consequências que estamos apurando em novas consultas aos empresários associados.

​A incerteza política que se apresenta no País também tem forte influência no consumo, reduzindo a confiança do consumidor e, consequentemente as vendas. ​No médio prazo, entretanto, a tendência é de que o ritmo de vendas recupere o viés de alta para fecharmos 2018 com​ estimativa de​​ crescimento entre​ ​2%​ ​​​a​ ​3% – afirma​ o presidente da Entidade.

Termômetro de Vendas Acats 2018
(em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Janeiro (-1,57) (-21,66) (-1,57)
Fevereiro (-1,94) (-2,55) (-1,74)
Março +16,01 +8.08 +1,27  
Abril (-10,38) (-17,24) (-1,89)

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também