Você está em Acats • Conteúdo

Vendas registram resultado negativo em fevereiro

Supermercado_imagem_termometro-e1523305100639

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado negativo (-1,94%) em fevereiro deste ano comparativamente a fevereiro do ano passado. Na comparação entre fevereiro e janeiro de 2018 o percentual é de (-2,55%) e no acumulado do primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado o índice registra (-1,74%).

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, disse que o resultado de fevereiro acabou consolidando um desempenho da chamada alta temporada de verão como bem abaixo da registrada no ano anterior, embora a expectativa tenha sido inversa, a exemplo de outros setores próximos e que são referenciais de consumo como bares e restaurantes.

Outro aspecto citado pelo dirigente e que impacta o resultado é o reflexo da deflação do IPCA Alimentos registrada em fevereiro, com (-0,33%), após duas altas consecutivas, segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). E na comparação entre janeiro e fevereiro sempre pesa o fato da diferença de três dias a menos para o segundo período.

– A temporada de verão não foi boa e o consumidor continua retraído pelos impactos das contas de começo de ano e que podem ter limitado o poder de compra dos consumidores de modo mais acentuado neste bimestre do que no começo de 2017. Os resultados negativos, contudo, poderão ser revertidos a partir de uma nova agenda econômica. A inflação controlada já não é mais uma referência, é preciso avançar em outros campos como a reforma tributária e da previdência, que o governo deixou de priorizar. As incertezas políticas também estão interferindo e não apenas nas decisões de investimentos empresariais de longo prazo. O próprio consumidor acaba influenciado de modo a ser muito mais cauteloso em seus gastos – disse o dirigente.

Termômetro de Vendas Acats 2018
(em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan (-1,57) (-21,66) (-1,57)
Fev (-1,94) (-2,55) (-1,74)

 

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também