Você está em Acats • Conteúdo

Vendas nos supermercados de SC  começam 2018 com resultado negativo

05022018_resultado_s

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado  negativo (-1,57%) em janeiro deste ano comparativamente a janeiro do ano passado. Na comparação entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 o percentual é de (-21,66%), neste caso, um recuo que sempre acontece em função da sazonalidade do mês de festas, dezembro, que sempre é o mais forte em vendas do ano.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

A mesma sondagem buscou apurar a expectativa dos empresários para a próxima data comemorativa do calendário, a Páscoa, que é uma das mais fortes do ano. O resultado indicou que a cautela é a palavra de ordem nas encomendas de produtos típicos da Páscoa: ovos de chocolate e derivados.

Dos entrevistados, 72% responderam que compraram ou estão comprando a mesma quantidade de produtos que no ano passado. O segundo contingente, de 28% manifestou otimismo, indicando que ampliou as compras este ano, em 8% na média. Nenhuma empresa reportou a opção de compras em menor quantidade que no ano passado.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, avalia que o desempenho de vendas de janeiro ficou abaixo da expectativa , tendo em vista que a temporada de verão parecia ser promissora, inclusive repercutindo negativamente também em outros setores, como de restaurantes e bares.

– O que notamos é que os desempenhos continuam oscilando e essa foi a tendência verificada nos dois últimos anos. Tudo indica que 2018 isso poderá se repetir. A questão principal é que existe ainda muita incerteza no cenário político, temos um ano eleitoral, copa do mundo e isso interfere na agenda econômica, sobretudo na decisão de novos investimentos – disse o empresário.

Sobre a Páscoa, segundo a leitura da ACATS, o domingo de Páscoa este ano cai no dia 1º. de abril, portanto, uma semana antes do recebimento de vencimentos dos trabalhadores da iniciativa privada, o que, segundo a entidade, representa um fator de inibição às vendas. O melhor final de semana do mês para os supermercados é sempre aquele posterior ao quinto dia útil.

Essa colocação de data da Páscoa, que se move todos os anos, também interfere no planejamento das empresas e isso pode a ajudar a explicar, em parte, o resultado da prévia deste ano. Em 2017 a Páscoa caiu no dia 16 de abril e na prévia feita com os empresários, 45% responderam que fizeram o mesmo volume de encomendas. Este ano este número subiu para 72%.

 

Termômetro de Vendas ACATS 2018 (em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan (-1,57) (-21,66) (-1,57)

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também