Você está em Acats • Conteúdo

Auditório lotado para discutir a Reforma Trabalhista

Forum_trab_2802_02-e1519911019743

Mais de 150 pessoas lotaram o auditório da Fecomércio/SC (28.02) em Florianópolis (SC) para acompanhar o Fórum sobre a Reforma Trabalhista promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em parceria com a Fecomércio/SC através da Câmara Empresarial de Supermercados, em Florianópolis. O convidado especial deste evento

​foi​ o advogado Roberto Lopes, da Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além de dirigentes da ACATS e supermercadistas, participaram do evento profissionais e gestores de recursos humanos, do jurídico e administrativo das empresas.

Na sua saudação aos presentes, o Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, disse que o novo ambiente de relacionamento entre as categorias patronais e laborais fará crescer a importância da negociação coletiva, sobretudo da participação e no fortalecimento das entidades sindicais.

– É correto o fim da cobrança compulsória de contribuições sindicais, patronais e laborais e a partir daí passa a ganhar importância muito maior a atuação dos empresários em defesa dos seus pleitos através das entidades sindicais que os representam. Não basta apenas a contribuição financeira, é preciso participar – enfatizou.

A Consultora Jurídica da ACATS, Regina Almeida de Queiroz, fez a introdução ao tema da reforma dando ênfase para que a negociação seja uma prioridade nas relações sindicais, como, aliás, sempre tem sido feito no segmento supermercadista. “O setor empresarial deve se preparar para negociar neste novo momento da pós-reforma privilegiando sempre o entendimento e a celebração de acordos factíveis dentro do que o setor está preparado para conceder, mediante o que for colocado na mesa de negociação”, disse ela.

O ​profissional da CNC, Roberto Lopes, apresentou as linhas gerais das mudanças feitas pelo Congresso Nacional (Lei nº 13.467/2017) em diversos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O principal avanço, destacou Lopes, está na valorização da negociação coletiva como instrumento de regulamentação das condições de trabalho, “sem a extinção de direitos dos trabalhadores, quebrando paradigmas históricos ao retirar da tutela estatal parte da regulamentação das relações de trabalho”.

O novo art. 611-A, por exemplo, contemplou os direitos que podem ser negociados por convenção ou acordo coletivo de trabalho e acordo individual (direto com o empregador), com prevalência sobre a lei. Já o novo art. 611-B da CLT enumera quais os direitos que não podem ser objeto de negociação coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Roberto Lopes alertou que a negociação coletiva não pode estabelecer cláusulas que infrinjam disposições legais e constitucionais estabelecidas em favor do trabalhador não abrangidas nas hipóteses a que se refere o art. 611-A (negociado sobre o legislado); contrárias à política econômica e financeira do governo (art. 623 da CLT), ou, ainda, que imponham limitações à livre iniciativa (art. 170 da Constituição Federal).

Rafael Arruda, Gerente Jurídico da Fecomércio/SC, Antonio Carlos Poletini, Diretor Executivo da ACATS, Lucio Matos, Presidente do Singa e Vice Presidente da ACATS, Regina Almeida de Queiroz, Roberto Lopes e Paulo Cesar Lopes.

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também