Você está em Acats • Conteúdo

Vendas nos supermercados de SC voltam a crescer em setembro

05112017_capa_n

As vendas do setor supermercadista catarinense voltaram a crescer no mês de setembro, nos três parâmetros apurados. Setembro de 2017 registrou incremento de 3,56% em relação a setembro de 2016, enquanto na comparação com o mês de agosto de 2017 o crescimento foi de 5,28%. No acumulado, o período janeiro-setembro de 2017, em relação a 2016 registra resultado positivo de 1,57%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Os dados já foram deflacionados pelo IPCA. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, considera que os quatro meses seguidos de resultados positivos no acumulado do ano significam um indício de recuperação na economia. Segundo ele, o último trimestre do ano deve confirmar esta tendência, talvez até superando a meta prevista no início do ano de um resultado positivo em torno de 1%.

– Registramos várias oscilações ao longo do ano, o que é normal já que o cenário político não ajuda e o desemprego registra um índice alto. Podemos acreditar que a economia está começando a reagir, apesar do governo e do congresso, que restringiram as pautas de votações das reformas estruturais por conta deste efeito paralisante da apuração de denúncias.

Apesar do cenário desfavorável, segundo Lopes, a reação no consumo está acontecendo com uma combinação de inflação baixa e de um novo folego de trabalhadores que recuperaram o poder de compra, depois que eliminaram restrições de crédito e/ou completaram a quitação de dívidas. Também foi observada uma tímida recuperação de empregos formais.

– O consumidor está mais cauteloso, porém aos poucos vai novamente reforçando sua cesta de produtos, o que é muito bom para a resultado geral da economia. O segmento supermercadista mais aquecido movimenta diretamente diversos outros setores. Os supermercados estão fazendo a sua parte, qualificando suas equipes, melhorando o atendimento, o conforto nas suas lojas e fazendo as promoções que os seus clientes aprovam – disse.

Termômetro de Vendas Acats 2017
(em percentuais)

Mês

mês atual x
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Jan

+1,18

(-23,02)

+1,18

Fev

(-0,72)

(-1,58)

(-0,81)

Mar

(-1,03)

+5,11

(-1,06)

Abr

+5,71

+0,21

(-0,44)

Mai

+2,85

(-7,27)

(-0,29)

Jun

+4,82

+5,68

+0,53

Jul

+2,30

+2,80

+1,37

Ago

+2,11

(-2,52)

+1,28

Set

+3,56

+5,28

+1,57

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também