Você está em Acats • Conteúdo

Vendas nos supermercados de SC recuam em outubro

ambiente_loja

As vendas do setor supermercadista catarinense voltaram a oscilar registrando resultados negativos no mês de outubro depois de uma sequencia positiva nos últimos meses. O resultado de outubro de 2017 em relação a outubro de 2016 foi de (-3,77%) enquanto outubro de 2017 em relação ao mês anterior, setembro, registrou (-3,32%). No acumulado do ano o resultado se mantém positivo, com 0,32%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do ​Termômetro de Vendas, ​realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats)​. Os dados j​á foram deflacionados pelo IPCA. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, considera que o resultado é pontual, e que não deve ser interpretado como uma nova tendência de queda, e sim, uma oscilação normal de mercado.  Lopes lembra também que setembro foi  um mês com cinco finais de semana e isso pesa no fechamento do resultado mensal, já que o final de semana registra sempre os melhores resultados de vendas.

– Estamos otimistas e acredito que iremos crescer fechando um resultado positivo até o final do ano​. Na atual conjuntura temos a favor uma taxa de inflação controlada e a disposição dos consumidores em voltarem a comprar uma cesta de produtos com mais itens além do básico. O período de final de ano sempre traz essa disposição dos consumidores junto com a remuneração extra do décimo-terceiro salário – afirma.

 FINAL DE ANO

De acordo com a manifestação dos empresários na pesquisa, 77% acreditam que as vendas de final deste ano em SC serão melhores do que no ano passado, em média, num patamar de 7%. Outros 7% apostam que o resultado será muito parecido, nem pior nem melhor, e ainda 6% declararam que as vendas irão recuar em até 3%. Na preparação de estoques de produtos natalinos, 55% indicaram que compraram ou irão comprar mais itens este ano, 6% na média, enquanto 27% dos supermercadistas disseram que se organizaram para comprar a mesma quantidade do ano passado. Outro contingente, com 16%, indicou que está comprando menos produtos este ano, entre 5% e 6%.

Termômetro de Vendas Acats 2017

(em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan +1,18 (-23,02) +1,18
Fev (-0,72) (-1,58) (-0,81)
Mar (-1,03) +5,11 (-1,06)
Abr +5,71 +0,21 (-0,44)
Mai +2,85 (-7,27) (-0,29)
Jun +4,82 +5,68 +0,53
Jul +2,30 +2,80  +1,37
Ago +2,11 (-2,52) +1,28
Set +3,56 +5,28 +1,57
Out (-3,77) (-,3,32) +0,32
Nov
Dez

 

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também