Você está em Acats • Conteúdo

05/03/2013 – Informe Semanal

Institucional:
PLANALTO NORTE DÁ LARGADA PARA ENCONTROS REGIONAIS

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu dia 25.02 em São Bento do Sul o seu primeiro evento regional do calendário de 2014, o Encontro de Supermercadistas do Planalto Norte Catarinense.  O encontro teve a finalidade de discutir as principais demandas dos empresários daquela região, apresentar as ações da entidade e promover a integração entre as lideranças do segmento.

Na mesma oportunidade, foram detalhados dois dos principais projetos desenvolvidos pela Acats no momento, o Programa Alimento Sustentável de Rastreabilidade e o Supermercado Lixo Zero, ambos, referenciais nacionais para o setor

 

Institucional:
EMPRESAS PARCEIRAS APÓIAM ENCONTROS REGIONAIS

Os Encontros Regionais de Supermercadistas promovidos pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) contam com patrocínio da Plastrom Sensormatic, Gôndola, Grupo Made, Orquídea, SPC-SC, Fecomércio-SC e Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio-SC. 

        

      

Institucional:
EM MARÇO SERÃO MAIS QUATRO ENCONTROS REGIONAIS

A agenda do mês de março tem confirmados quatro encontros regionais, na seguinte sequencia:

– Planalto Serrano, dia 11.03 em Lages.
– Alto Vale, dia 12.03 em Rio do Sul.
– Meio Oeste, dia 25.03 em Joaçaba.
– Extremo Oeste, dia 26.03 em São Miguel do Oeste.

Institucional:
PROJETO DE VISITAS TÉCNICAS COMEÇA EM 2014 PELA GRANDE FPOLIS

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promove nestes dias 11 e 12 de março a primeira edição do Projeto de Visitas Técnicas 2014. A iniciativa repete o modelo de atividade realizada pela primeira vez ano passado, uma Visita Técnica a São Paulo, com grande sucesso.

O local de visitação será a região da Grande Florianópolis – SC. A iniciativa oferece a oportunidade da troca de experiências, ampliação do conhecimento sobre formatos de lojas, estratégias mercadológicas e utilização de tecnologia por parte de redes supermercadistas instaladas na região da Grande Florianópolis. (Leia mais…)

Institucional:
COMITÊ TRIBUTÁRIO PROMOVE REUNIÃO CONCORRIDA

O Comitê de Assuntos Tributários da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu um concorrido encontro na manhã desta quinta-feira (27.02) na Capital, com destaque para análise de novos requisitos para PAF/ECF por parte da autoridade fazendária.

O Gerente Institucional Sul da  Rede Wal-Mart e também membro do Conselho Deliberativo da Acats, Eduardo Cidade, apresentou detalhes de um projeto piloto nacional, do cupom fiscal eletrônico.

Oportunidade:
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DISNEY TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Com foco no desenvolvimento do segmento supermercadista e também das pessoas que trabalham nas empresas do setor, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoverá a terceira Missão Técnica Internacional Disney, cujos integrantes participam do Seminário Internacional sobre Qualidade de Serviços e Liderança. A missão técnica é realizada em parceria com a empresa Ágape do Brasil – e apresenta uma programação especialmente elaborada para profissionais de empresas supermercadistas. Além do Seminário com o Disney Institute, estão programadas visitas técnicas a empresas que são referência mundial em suas áreas. As inscrições são limitadas e estão abertas. A missão vai ocorrer entre os dias 25.04 e 02.05 de 2014. (Leia mais…)

Capacitação:
CURSOS DE GESTÃO DE SUPERMERCADOS PARA FLORIANÓPOLIS E RIO DO SUL

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) está com duas turmas para curso extensivo de gestores de supermercados, em formação, para Florianópolis e Rio do Sul, com aulas entre os meses de março e outubro de 2014. Maiores informações e inscrições poderão ser feitas pelo e-mail:cursos@spider.conectasul.com.

Do Associado:
KOCH DISTRIBUI RESULTADO DA CAMPANHA TROCO SOLIDÁRIO

A iniciativa Troco Solidário, promovida pelo Supermercado Koch, mobiliza cada vez mais a população em prol de causas sociais. Desde o início da campanha, em 2013, já foram arrecadados mais de R$ 82 mil em doações de parte do troco feitas pelos clientes na hora de pagar suas compras com dinheiro no caixa. Esta semana, o SuperKoch entregou os cheques referentes às doações contabilizadas no início de 2014, que somam quase R$ 25mil.

Os valores são destinados a entidades que trabalham com assistência à saúde e educação nas cidades atendidas pela rede Koch.

Páscoa:
SUPERMERCADISTAS OTIMISTAS

Pesquisa realizada junto a 50 empresas de todos os portes e regiões catarinenses indica que a postura do setor é otimista em relação a resultado de vendas para a Páscoa deste ano. A grande maioria dos empresários – 80% – revelou que aguarda por vendas superiores à Páscoa de 2013, em media 5,3% superiores. Para 14% dos empresários ouvidos pela pesquisa da Acats, as vendas deste ano serão mais ou menos idênticas ao ano passado. Apenas 1% indicou que o  resultado de 2014 será abaixo de 2013, em 10% na média.

Comunicação:
NOVO SITE NO AR

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) ativou seu novo site, hospedado no mesmo endereço de URL (www.acats.com.br), agora com nova distribuição de seções e muitas novidades, incluindo a ativação de contas nas redes sociais. Todos estão convidados a participar e a interagir com a entidade através destes canais de comunicação, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento com associados, parceiros e todas as empresas, entidades e profissionais que atuam ou têm ligação com o segmento supermercadista.

Consumo:
FREQUENCIA MENOR, TÍQUETE MAIOR

Um estudo da Kantar Worldpanel mostra que, em 2013, os consumidores brasileiros reduziram suas idas aos supermercados em três vezes, em média, em relação a 2012. Eles também aumentaram em 3% o volume consumido e em 9% o preço médio pago nas compras. Ou seja, seu hábito de compra voltou a se aproximar da antes comum “compra do mês”, embora tal tendência ainda não seja efetiva por completo.

Segundo a consultoria, o resultado mostra que, apesar da inflação alta, o brasileiro não diminuiu seu consumo de itens de supermercado. Embora a classe C tenha sido a “grande responsável pelo crescimento recente do consumo no País”, as classes A/B também aumentaram em 2% o volume consumido e diminuíram a ida ao ponto de venda em apenas uma vez.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também