Você está em Acats • Conteúdo

Trade marketing e Inteligência Artificial entram na rotina de compras em formação da Acats

O que acontece com um produto depois que a negociação termina também fornece informações importantes para a próxima compra. Giro, ruptura, comportamento do shopper e desempenho nos diferentes canais ajudam a orientar decisões comerciais. Somados às possibilidades abertas pela inteligência artificial, esses dados fizeram parte das aulas desta quinta-feira, 17 de setembro, do curso Compradores do Varejo: de operacional a estrategista, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

A primeira aula foi ministrada por Cintia Antonacci, Trade Marketing da Agência Higge. Com o tema “Trade Marketing: lojas físicas e canais digitais”, ela mostrou como informações coletadas na operação podem voltar para a mesa de negociação e contribuir para o planejamento entre compras, trade e fornecedores.

“O trade precisa participar das negociações porque traz informações do campo e do comportamento do shopper, identificando os produtos de maior giro e quais ações são mais pertinentes para o varejo. São informações que contribuem para o planejamento junto com o comprador”, pontua Cintia.

A análise também considerou uma jornada de compra distribuída entre lojas físicas e canais digitais. Para a área comercial, acompanhar como o consumidor se comporta nesses diferentes ambientes acrescenta novas informações às decisões sobre produtos, exposição e ações desenvolvidas com a indústria.

Inteligência Artificial
Se o trade permite conhecer melhor o que acontece com os produtos na operação, a Inteligência Artificial oferece ferramentas para lidar com parte do grande volume de informações que chega diariamente ao comprador.

George Menezes, Sócio-diretor da Open 7, abordou a “Inteligência artificial aplicada a compras” com foco no uso da tecnologia em atividades que fazem parte da rotina do comprador. “A nossa ideia é garantir que eles possam, de fato, levar isso para dentro das empresas. O fundamento é conseguirem aplicar aquilo que estão aprendendo aqui no trabalho deles amanhã”, afirma.

O conteúdo foi dividido em três níveis de aplicação. O primeiro reuniu ferramentas que podem ser utilizadas pelo próprio comprador. O segundo tratou de soluções que dependem do apoio da área de tecnologia. No terceiro, a discussão avançou para iniciativas corporativas que precisam ser adotadas pela empresa antes de chegar às equipes.

“Checar e-mails, conferir propostas e verificar cálculos são coisas que eles fazem no dia a dia e nem sempre conseguem fazer tão bem por não terem tempo suficiente. A IA faz isso de uma forma muito rápida e precisa”, acrescenta Menezes.

As aulas integram os 14 módulos do curso Compradores do Varejo: de operacional a estrategista. A formação da Acats percorre diferentes etapas do trabalho de compras e, nesta semana, também abordou Reforma Tributária e políticas de pricing. O objetivo é aproximar conhecimentos técnicos, comerciais e tecnológicos das decisões que fazem parte da rotina dos profissionais do setor supermercadista. As inscrições para novas turmas da capacitação serão abertas em breve.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também