Mais de 500 profissionais supermercadistas participaram, nesta quinta-feira (5 de março), do Encontro Regional promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em Chapecó. A programação reuniu empresários, gestores e profissionais supermercadistas de todo o Grande Oeste em torno de temas que influenciam resultados, estrutura de custos e organização das operações. O primeiro evento presencial de 2026 bateu recorde de público novamente.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam conteúdos sobre organização da área de compras, Reforma Tributária, desempenho em perecíveis, segurança jurídica, panificação e Inteligência Artificial aplicada à gestão de equipes.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
Para o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, a expressiva participação confirma o alinhamento do Encontro Regional com as demandas atuais do setor. “A Acats tem investido muito na formação e na qualificação dos profissionais do varejo alimentar e o que vimos em Chapecó foi um público engajado, interessado em aprofundar discussões que fazem diferença no dia a dia das empresas. O Encontro cumpriu seu propósito ao promover atualização, troca de experiências e conexão entre as lideranças do Grande Oeste”, afirmou.

A programação teve início com o painel “Varejo e fornecedores: gerando parcerias de valor”, reunindo os empresários e fornecedores.

Na sequência, Carlos Júlio, Coordenador do Programa de Conselheiros da StartSe, conduziu a palestra “7 temas-chave do sucesso nos negócios: pilares para vencer no mercado competitivo”, apresentando fundamentos de posicionamento, disciplina de execução e visão em ambientes de alta concorrência.”Não existe procrastinar nos negócios. E um dos principais fundamentos é saber o quão ágil você é para tomar decisões. Tomar decisões assertivas é a principal competência da gestão. Trabalhe com foco, disciplina e organização que você será um campeão”.

O executivo ainda destacou o uso da tecnologia para o desenvolvimento do setor. “Nos últimos 8 anos, avançamos em tecnologia e inovação mais do que nos últimos 80 anos de história. Estamos avançando em ritmo acelerado. A Inteligência Artificial é um facilitador que vai mudar nossa vida, assim como a Internet ou a eletricidade. Mas algo que não muda é as decisões que você tem que tomar”, ressaltou.
Workshops
No período da tarde, os participantes escolheram entre workshops simultâneos que abordaram “Compras: relacionamento estratégico com fornecedores”, com Guilherme Auger; “Segurança jurídica: como construir ambientes mais seguros e saudáveis”, com Drª. Regina Queiroz (Acats), Franciele Schmoeller (Grupo Giassi) e Rudimar Bortolotto (Bortolotto Advogados); “Universo da panificação: inovações para aumentar a diferenciação no mercado”, com Aris Orlando (Empresário e dono de padaria); e “Reforma Tributária: o que fazer diante dos impactos para o varejo”, com Marcos Koenig (Acats), Lucas Rossetto (Rossetto Advogados) e Ivan Reginatto (Contaoeste Contabilidade).
Após o coffee break, a programação seguiu com novos workshops: “Gestão de compras e estoque de perecíveis: como aumentar a rentabilidade”, com Lucan Costa (HGL Consultoria) e Giampaolo Buso (PariPassu); e “Uso de inteligência artificial: potencializando a gestão de pessoas”, com Carolina Farah (Acate), William Mazza (XP Educação) e Daniela Bressan (Rede Bistek).
O Encontro teve patrocínio de Checkout RH, Fruki Bebidas, Gota Limpa, Marquespan e Nova Aliança Vinícola Cooperativa, além do apoio de Aurora Alimentos, Big John Cervejaria, Casonatto Equipamentos, Difrisul e Valar Alimentos, e apoio técnico de Midfy e PariPassu.
Agenda e inscrições
Com forte adesão do setor no Grande Oeste, o calendário regional da Acats segue ampliando o alcance das discussões no varejo alimentar catarinense.
As próximas edições deste ano serão realizadas nas seguintes datas:
Vale e Alto Vale do Itajaí – 23 de abril (Blumenau)
Norte e Planalto Norte – 14 de julho (Joinville)
Planalto Serrano – 26 de agosto (Lages)
Sul – 22 de outubro (Criciúma)
Mais informações serão divulgadas em breve.