Você está em Acats • Conteúdo

Gota Limpa inicia exportações para grande rede de supermercados da Espanha e entra no mercado europeu

Parceria com uma das maiores redes varejistas da Europa marca novo passo da indústria brasileira no mercado internacional

A Gota Limpa, indústria brasileira especializada em produtos de limpeza, iniciou oficialmente suas exportações para a Espanha, passando a fornecer para uma das maiores redes de supermercados da Europa. O movimento marca um novo capítulo na estratégia de internacionalização da empresa e reforça o potencial da indústria brasileira no mercado externo.

O projeto começou em 2018, a partir de uma reunião de apresentação da empresa. Em 2023, uma nova abordagem deu início a um processo criterioso de avaliação técnica, adequação regulatória e alinhamento aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado europeu, tornando as negociações mais concretas.

Segundo Camile Bertolini, sócia e responsável pela exportação da Gota Limpa, o relacionamento foi construído de forma gradual, com foco em confiança, competitividade e capacidade produtiva.

Produtos exportados

Nesta primeira fase, a Gota Limpa iniciou as operações com um de seus produtos de maior destaque em vendas no Brasil, adaptado para atender às exigências do mercado espanhol. As mudanças envolveram formulação, embalagem e rotulagem.

O lançamento marca a entrada oficial da empresa no mercado europeu e abre caminho para a expansão do portfólio em outros países, consolidando a Gota Limpa como referência nacional em exportação no setor.

Volumes e operação

Os embarques iniciais contemplam cerca de 170.960 unidades, aproximadamente 10 toneladas, distribuídas em 6.720 caixas, com entregas previstas para março.

A expectativa é de crescimento gradual nos próximos meses, acompanhando a aceitação do mercado e a ampliação do portfólio.

Expectativas de crescimento

A parceria com a rede espanhola abre caminho para a expansão da marca na Europa. A expectativa da empresa é ampliar volumes, incluir novos produtos e avaliar a entrada em outros países, tendo a Espanha como hub estratégico.

Para atender a esse mercado maduro e exigente, a Gota Limpa iniciou um processo de aprimoramento em seus processos, produtos e padrões de qualidade. Entre as ações estão a implementação de novos programas de qualidade, solicitação de patentes de produtos e fórmulas, parcerias com fornecedores estratégicos, melhorias nos processos regulatórios e investimentos na gestão de pessoas.

Impacto para a indústria brasileira

Além de fortalecer a marca Gota Limpa, a exportação representa um avanço para a indústria brasileira, com impactos positivos na cadeia produtiva, na geração de empregos e na valorização de produtos nacionais no exterior.

Próximos passos

Para os próximos meses, a empresa planeja ampliar o fornecimento ao mesmo cliente, participar de feiras internacionais, prospectar novos mercados e investir em uma nova linha fabril para atender à demanda.

O investimento previsto é de cerca de R$ 10 milhões, a ser realizado na planta atual, em Imigrante. Os produtos também seguem em processo de aprimoramento, com uso de materiais reciclados e adequação de insumos às exigências do mercado europeu.

Sobre a Gota Limpa

Sediada em Imigrante, no Vale do Taquari, a Gota Limpa atua há 60 anos no mercado brasileiro. Em expansão, a empresa exporta para mais de 10 países desde 2012.

Eventos Acats
A Gota Limpa é uma das patrocinadoras dos Encontros Regionais de Supermercadistas Acats de 2026. Realizado em cinco regiões do Estado, os eventos gratuitos reúnem empresários e profissionais do setor supermercadista para um dia de troca de experiências, workshops e palestras. As inscrições para o Encontro Regional da Grande Oeste, que será realizado em Chapecó no dia 5 de março, já estão abertas. CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA!

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também