Modalidade facilita conciliação entre rotina pessoal e emprego formal, ampliando as portas de entrada no varejo
O contrato intermitente tem se consolidado como uma alternativa de trabalho cada vez mais presente no setor supermercadista, especialmente por oferecer flexibilidade de jornada aliada à formalização e aos direitos garantidos pela legislação trabalhista. No Grupo Koch, a modalidade vem sendo adotada como estratégia para atender à dinâmica das operações e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades a profissionais com diferentes rotinas e necessidades.
Nesse formato, o colaborador é convocado conforme a demanda da empresa e tem a liberdade de aceitar ou não as jornadas propostas, conciliando o trabalho com outros compromissos pessoais ou profissionais. O vínculo é formalizado em carteira assinada e inclui pagamento semanal proporcional às horas trabalhadas, além da garantias como férias, horas extras, DSR, 13º salário e demais verbas previstas em lei.
“O formato permite que a empresa convoque colaboradores conforme a necessidade operacional, enquanto o profissional pode escolher quando aceitar a jornada, conciliando a atividade com outros compromissos. Nosso propósito é proporcionar mais qualidade de vida para quem trabalha conosco, e isso inclui oportunidades que se encaixem na realidade e disponibilidade de cada um. Acreditamos que é uma proposta bastante atrativa para quem busca complementar a renda de forma planejada e sem compromisso fixo”, explica Alisson Santos, gerente de Recursos Humanos do Grupo Koch.
A experiência tem sido positiva para trabalhadores que encontram no modelo uma forma de inserção ou crescimento no mercado. É o caso de Anyelis de Los Angeles Barrios Oliveira, que iniciou como intermitente e acabou sendo efetivada. Segundo ela, a modalidade possibilitou ampliar o aprendizado e conhecer diferentes áreas da empresa. “Minha experiência no Grupo Koch foi muito positiva. Aprendi muito porque meu horário de trabalho era intermitente, o que me permitiu trabalhar em vários departamentos e aprender muitas coisas. A empresa me deu uma chance e sou grata por essas oportunidades”, relata.
Para Thalya Diany Perger Pinheiro, conhecida como Lia, o contrato intermitente representa a possibilidade de equilibrar trabalho e maternidade. Atuando há cerca de quatro meses no setor de frente de caixa, ela destaca a flexibilidade como fator decisivo. “Assim que descobri que tinha como trabalhar como intermitente, para mim foi excelente. Sou mãe solo e consigo levar minha filha para a escola, buscar e aproveitar o tempo com ela. Os trabalhos intermitentes têm me ajudado demais, pois consigo administrar minha vida pessoal com a do trabalho”, afirma.
A proposta do contrato intermitente atende tanto à necessidade operacional do varejo quanto à realidade de profissionais que buscam renda complementar, experiência ou maior autonomia na organização do próprio tempo. A possibilidade de transitar entre áreas, construir repertório profissional e, em alguns casos, evoluir para vínculos mais permanentes reforça o modelo como porta de entrada e desenvolvimento dentro do setor.
Sobre o Grupo Koch
Maior rede supermercadista em Santa Catarina e a 10ª do país, de acordo com o ranking 2025 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Koch está presente em 37 cidades do estado. São 92 lojas no segmento alimentício, nos formatos varejo (com a marca SuperKoch) e atacarejo (com a marca Komprão), além de vendas pelo e-commerce. O Grupo conta também com dois Centros de Distribuição e uma sede administrativa em Tijucas e um Centro Administrativo e Comercial em Itapema. Empresa familiar, foi fundada oficialmente em 1994, em Tijucas, e tem à frente como CEO, o empresário José Koch, um dos cinco irmãos que começaram a história da empresa nos anos 80 vendendo produtos hortifrúti nas feiras da Grande Florianópolis.
*Com informações de Assessoria de Comunicação – Grupo Koch