Você está em Acats • Conteúdo

Grupo Koch aposta no contrato intermitente para ampliar oportunidades e flexibilidade no trabalho

Modalidade facilita conciliação entre rotina pessoal e emprego formal, ampliando as portas de entrada no varejo

O contrato intermitente tem se consolidado como uma alternativa de trabalho cada vez mais presente no setor supermercadista, especialmente por oferecer flexibilidade de jornada aliada à formalização e aos direitos garantidos pela legislação trabalhista. No Grupo Koch, a modalidade vem sendo adotada como estratégia para atender à dinâmica das operações e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades a profissionais com diferentes rotinas e necessidades.

Nesse formato, o colaborador é convocado conforme a demanda da empresa e tem a liberdade de aceitar ou não as jornadas propostas, conciliando o trabalho com outros compromissos pessoais ou profissionais. O vínculo é formalizado em carteira assinada e inclui pagamento semanal proporcional às horas trabalhadas, além da garantias como férias, horas extras, DSR, 13º salário e demais verbas previstas em lei.

“O formato permite que a empresa convoque colaboradores conforme a necessidade operacional, enquanto o profissional pode escolher quando aceitar a jornada, conciliando a atividade com outros compromissos. Nosso propósito é proporcionar mais qualidade de vida para quem trabalha conosco, e isso inclui oportunidades que se encaixem na realidade e disponibilidade de cada um. Acreditamos que é uma proposta bastante atrativa para quem busca complementar a renda de forma planejada e sem compromisso fixo”, explica Alisson Santos, gerente de Recursos Humanos do Grupo Koch.

A experiência tem sido positiva para trabalhadores que encontram no modelo uma forma de inserção ou crescimento no mercado. É o caso de Anyelis de Los Angeles Barrios Oliveira, que iniciou como intermitente e acabou sendo efetivada. Segundo ela, a modalidade possibilitou ampliar o aprendizado e conhecer diferentes áreas da empresa. “Minha experiência no Grupo Koch foi muito positiva. Aprendi muito porque meu horário de trabalho era intermitente, o que me permitiu trabalhar em vários departamentos e aprender muitas coisas. A empresa me deu uma chance e sou grata por essas oportunidades”, relata.

Para Thalya Diany Perger Pinheiro, conhecida como Lia, o contrato intermitente representa a possibilidade de equilibrar trabalho e maternidade. Atuando há cerca de quatro meses no setor de frente de caixa, ela destaca a flexibilidade como fator decisivo. “Assim que descobri que tinha como trabalhar como intermitente, para mim foi excelente. Sou mãe solo e consigo levar minha filha para a escola, buscar e aproveitar o tempo com ela. Os trabalhos intermitentes têm me ajudado demais, pois consigo administrar minha vida pessoal com a do trabalho”, afirma.

A proposta do contrato intermitente atende tanto à necessidade operacional do varejo quanto à realidade de profissionais que buscam renda complementar, experiência ou maior autonomia na organização do próprio tempo. A possibilidade de transitar entre áreas, construir repertório profissional e, em alguns casos, evoluir para vínculos mais permanentes reforça o modelo como porta de entrada e desenvolvimento dentro do setor.

Sobre o Grupo Koch

Maior rede supermercadista em Santa Catarina e a 10ª do país, de acordo com o ranking 2025 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Koch está presente em 37 cidades do estado. São 92 lojas no segmento alimentício, nos formatos varejo (com a marca SuperKoch) e atacarejo (com a marca Komprão), além de vendas pelo e-commerce. O Grupo conta também com dois Centros de Distribuição e uma sede administrativa em Tijucas e um Centro Administrativo e Comercial em Itapema. Empresa familiar, foi fundada oficialmente em 1994, em Tijucas, e tem à frente como CEO, o empresário José Koch, um dos cinco irmãos que começaram a história da empresa nos anos 80 vendendo produtos hortifrúti nas feiras da Grande Florianópolis.

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Grupo Koch

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também