Você está em Acats • Conteúdo

Curso em Florianópolis discute negociação coletiva no setor supermercadista com apoio da Acats

Com o tema “Negociação Coletiva de Trabalho: da teoria à prática para uma atuação estratégica”, o curso promovido pelo Sindicato dos Supermercados e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios da Grande Florianópolis (Singa) será realizado no dia 18 de março de 2026, em Florianópolis. A capacitação conta com apoio da Fecomércio/SC e da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e garante uma vaga 100% gratuita para empresas associadas ao Singa, válida para inscrições realizadas até 18 de fevereiro.

Voltado à qualificação de profissionais que atuam diretamente nas mesas de negociação, o curso será conduzido por especialistas com ampla experiência em negociação coletiva no varejo: Dr. José Almeida de Queiroz, Drª Regina Almeida de Queiroz e Dr. Luís Carlos Gandon Araújo. A programação contará ainda com a participação do Dr. Rafael Arruda, Assessor Jurídico Sindical da Fecomércio/SC.

Com o objetivo de ampliar a segurança jurídica e a assertividade na condução das negociações coletivas no setor supermercadista e varejista de gêneros alimentícios, o curso tem foco no fortalecimento da atuação patronal e na construção de relações de trabalho mais equilibradas. Entre os conteúdos abordados estão a estrutura sindical, os principais pontos de atenção jurídica relacionados a dissídios e ações coletivas e estratégias aplicadas à dinâmica das negociações.

A capacitação é direcionada ao âmbito Patronal e exclusiva a a empresas do setor supermercadista e varejista de gêneros alimentícios, abrangendo Proprietários e Empresários, Executivos e Diretores, Gestores de Recursos Humanos, Profissionais de Relações Trabalhistas, integrantes de equipes envolvidas em negociações coletivas, Presidentes de Sindicatos Patronais e Advogados da área trabalhista e sindical patronal.

Saiba todos os detalhes do curso e inscreva-se clicando aqui. As vagas são limitadas.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também