Você está em Acats • Conteúdo

Comitê Tributário da Acats orienta supermercadistas sobre emissão de documentos fiscais com novos tributos

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats), por meio de seu Comitê Tributário, realizou reunião para orientar os associados sobre as mudanças trazidas pela Reforma Tributária e seus efeitos na emissão de documentos fiscais eletrônicos a partir de 2026. O encontro teve como foco esclarecer obrigações previstas na legislação e nos atos normativos já publicados.

Com a entrada em vigor da Lei Complementar nº 214/2025, os contribuintes de todo o país iniciam, a partir de 1º de janeiro de 2026, o processo de migração para três novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo. Conforme o cronograma legal, em 2026 passam a ser implementados o IBS e a CBS, enquanto o Imposto Seletivo entra em vigor em 2027.

Durante a reunião, foi pontuado que o ano de 2026 terá uma característica específica. Embora o IBS e a CBS já precisem constar nos documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), não haverá, em tese, exigência de recolhimento desses tributos nesse primeiro momento.

Segundo Marcos Koenig, Assessor Tributário da Acats, a atenção das empresas deve estar concentrada na correta emissão dos documentos fiscais. “Mesmo sem a cobrança efetiva do IBS e da CBS em 2026, os contribuintes já terão a obrigação de informar esses tributos nos documentos eletrônicos, bem como gerar, quando necessário, os novos eventos vinculados a NFe, tais como as notas de débito/crédito, por exemplo”, explicou.

Outro ponto abordado no encontro foi a Nota Técnica 2025.002, que trata do novo layout dos documentos fiscais eletrônicos. Foram apresentados os ajustes necessários nos sistemas e os principais problemas operacionais que podem surgir com a aplicação das novas regras.

Koenig destacou que o cumprimento das obrigações acessórias desde o início da vigência da legislação é essencial para evitar inconsistências futuras. “A premissa é que os contribuintes observem as regras válidas a partir de 1º de janeiro, especialmente no preenchimento dos campos específicos dos documentos eletrônicos, mesmo que ainda não haja recolhimento dos tributos”, afirmou.

A Acats segue acompanhando a regulamentação da Reforma Tributária e promovendo encontros técnicos para orientar os associados sobre as mudanças que alteram a rotina fiscal e operacional do varejo alimentar.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também