Você está em Acats • Conteúdo

Apaixonados por Supermercados: veja o que acontece nos supermercados antes da sua primeira compra do dia

Enquanto a maioria das pessoas ainda está dormindo, há trabalhadores que já iniciaram a jornada para garantir que, ao amanhecer, tudo esteja pronto nos supermercados. Reposição de produtos, limpeza, conferência de estoques e organização de prateleiras fazem parte da rotina desses profissionais que começam o expediente ainda de madrugada.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor emprega atualmente mais de 3 milhões de pessoas no país. Só em Santa Catarina, são cerca de 150 mil trabalhadores diretos, segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Parte desse contingente atua justamente nos turnos da madrugada, em funções essenciais para que as lojas abram as portas organizadas e atrativas para os consumidores.

“A gente costuma dizer que no supermercado são várias empresas dentro de uma única empresa. Tanto é que o setor é o segundo maior contribuinte de ICMS de Santa Catarina”, afirma Graziela Schmoller, integrante do conselho diretor da ACATS.

São profissionais que lidam com a pressão do tempo: as gôndolas precisam estar abastecidas, os produtos frescos expostos e os setores de hortifrúti, padaria e açougue prontos para receber os primeiros clientes.

Das frutas frescas ao pão quentinho

Alan Santos Silva começa o dia coordenando o setor de hortifruti

Em média, cerca de 5 mil clientes passam por uma grande loja de supermercados por dia, em busca de alimentos frescos e pão quentinho.

Alan Santos Silva, supervisor de hortifrúti de uma rede em Blumenau, chega às 5 horas da manhã para deixar tudo organizado.

“Eu recebo a carga, confiro os alimentos e abasteço a loja para às 8h receber o cliente”, conta.

Alan transformou sua vida no setor supermercadista. Natural da Bahia, mora em Blumenau há sete anos e conseguiu pagar a faculdade com o emprego. Ele também cresceu profissionalmente, passando de repositor a supervisor.

“Tenho orgulho de mim”, exalta.

A limpeza também é prioridade antes da loja abrir, e é pelas mãos de Francisco de Assis que a loja fica limpa e organizada. Ele atua há nove anos cuidando da loja, sempre com um sorriso no rosto.

Francisco de Assis é auxiliar de serviços gerais e deixa a loja limpa antes de abrir a loja

“Primeiro com o gosto de trabalhar, o carinho, dedicação e o cuidado”, afirma o auxiliar de serviços gerais.

Antes de abrir as portas, a conferência dos preços também é importante. Rita de Cácia, supervisora de uma loja no Planalto Norte, checa todos os produtos para garantir que os valores estejam corretos e evitar problemas ao longo do dia.

A supervisora de loja, Rita de Cácia, confere todos os produtos antes da abertura das portas

“Certificar se todas as mercadorias estão na área de venda e também se está faltando algum item de promoção”, conta.

Rita, que começou na parte do açougue e hoje é supervisora, também se sentiu valorizada quando se tornou mãe.

“Eles fizeram uma homenagem para mim no Dia das Mães aqui na loja, pediram para que meus filhos gravassem um vídeo e eles falaram que tem orgulho de mim e da minha profissão”, se emociona.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também