Você está em Acats • Conteúdo

Estabilidade da gestante e novas diretrizes tributárias são tema de encontro de Comitês da Acats

A Acats realizou nesta sexta-feira (5) uma reunião conjunta dos Comitês Jurídico e Gestão de Pessoas, em formato híbrido, com parte dos participantes presentes na sede da Associação, em Florianópolis. O encontro reuniu membros dos Comitês, gestores, advogados e representantes de redes supermercadistas para atualização técnica e alinhamento das pautas que irão nortear o trabalho da Associação em 2026.

A abertura foi conduzida pela Assessora Jurídica da Acats, Dra. Regina Almeida de Queiroz, e pela Coordenadora de Educação da Acats, Itamara Hack, que agradeceram a presença dos participantes e destacaram a importância da integração entre as áreas no dia a dia das empresas. “Devemos estar integrados para entregar o nosso melhor para as empresas. Hoje vamos tratar de um assunto que mobiliza todos nós: a estabilidade da gestante e a jurisprudência consolidada sobre o tema”, afirmou Queiroz.

O primeiro painel tratou da estabilidade da gestante, conduzido por Dra. Katlyn Boff e Dra. Melissa Valentini. Além de apresentarem um panorama atualizado de decisões judiciais, elas abordaram como a legislação influencia as práticas de gestão e os desafios enfrentados pelas empresas na adoção de rotinas preventivas. As advogadas destacaram a importância de ações de compliance que assegurem a aplicação uniforme da Súmula 244 do TST e dos temas 497 e 542 do STF, a orientação adequada dos setores de RH e jurídico sobre rescisões envolvendo gestantes e a manutenção de registros que preservem o sigilo e a privacidade da trabalhadora.

Durante sua exposição, Dra. Katlyn chamou atenção para efeitos indiretos da legislação no mercado de trabalho. “A continuidade da pessoa humana depende da mulher, é pela gestação que surge uma nova vida. Mas, na prática, ainda enfrentamos situações preocupantes no mercado de trabalho. Isso ocorre em razão de impedimentos e legislações que se dizem protetivas, mas que, pouco a pouco, acabam afastando mulheres das oportunidades”, pontuou.

IN n. 2288/25 da Receita Federal

Na sequência, os Advogados Dr. Lucas Rossetto e Dra. Manuella Mazzocco, Sócios do Rossetto Advogados, detalharam os efeitos da Instrução Normativa 2.288/2025 da Receita Federal. Conforme afirmou Rossetto, “a Instrução Normativa 2.288/2025 ajusta um ponto sensível ao exigir que apenas contribuintes realmente representados por associações ou sindicatos – e filiados na época da ação – possam habilitar créditos de decisões coletivas. Com isso, evita-se o uso de sentenças judiciais de entidades genéricas, ganha-se transparência e reduz-se riscos para as empresas, ao mesmo tempo em que o fisco passa a contar com critérios mais claros de legitimidade”. 

Na visão dos advogados, a normativa confere maior transparência e conformidade, reduzindo o risco de autuações fiscais por uso irregular de decisões judiciais coletivas.

Ao final do encontro, a Coordenadora de Educação da Acats e do Comitê Gestão de Pessoas, Itamara Hack, apresentou as principais ações da Acats previstas para 2026, com destaque para os Encontros Regionais, cujo formato oportuniza a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais do setor e a atualização em assuntos do interesse de todos.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também