Você está em Acats • Conteúdo

Dados de qualidade, decisões de ouro: como evitar o efeito “lixo entra, lixo sai”

Você já pensou em usar inteligência artificial para otimizar vendas, gerir estoque, precificação, margem e personalizar a comunicação com seus clientes? A IA é realmente uma ferramenta poderosa, mas não faz milagres. Ela é como um motor de alta performance que funciona com o combustível que você oferece: os seus dados.

A frase “lixo entra, lixo sai” é mais atual do que nunca. A IA tem o potencial de integrar dados, transformá-los em informações, identificar padrões e construir cenários, recomendar ações e  acelerar seu processo de tomada de  decisão. Mas se os dados internos da sua empresa – sobre clientes, estoque, preços, margens, vendas e descrição dos  produtos, etc. – não tiverem qualidade, as análises serão falhas, e suas decisões, equivocadas.

Afinal, os dados são o novo petróleo, como disse Clive Humby em 2006, mas eles só geram valor após serem “refinados”.

O papel da governança de dados no varejo

Para que sua IA funcione, a base é a governança de dados. Não é apenas uma questão técnica, é uma estratégia de negócio. Ela garante que seus dados sejam:

  • De alta qualidade: Precisos, consistentes e atualizados;
  • Confiáveis: Para que sua equipe os use com segurança e confiança;
  • Seguros: Protegidos contra acessos não autorizados, em conformidade com a LGPD.

Se sua equipe não confia nos dados, não os usará. E se confia cegamente, sem verificar, poderá tomar decisões que afetam negativamente a empresa. Um bom cadastro de produtos e uma estrutura comercial bem organizada são o ponto de partida para ter dados de qualidade e competitividade no varejo digital. É vital revisar processos, integrá-los para se ter uma única “fonte da verdade” e constantemente verificar  como são executados para termos dados íntegros, de confiança.

O profissional ambidestro e a IA

Para ter sucesso no novo mundo do varejo, o profissional precisa ser ambidestro: eficiente no dia a dia e proativo na busca por inovação. A IA é a aliada perfeita para isso. Ela permite que você deixe de fazer “autópsia” – analisando relatórios do passado que não podem ser alterados – para fazer uma “biópsia”. Com a IA, você usa dados para diagnosticar tendências, criar modelos preditivos e se adaptar de forma ágil, antecipando o futuro. Para isso, o profissional ambidestro precisa desenvolver as habilidades de ler, interpretar, comunicar e dialogar orientado por dados.

Não se trata de substituir a inteligência humana, mas de combiná-la com a inteligência artificial para otimizar processos, ganhar agilidade e garantir a sustentabilidade do seu negócio. Sua organização pode se adaptar mais rápido e prosperar, mas isso começa agora, com a qualidade dos seus dados.

O mundo digital não espera. E você?

Olegário Araújo
Cofundador da Inteligência360, arquiteto de diálogos e possibilidades

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também