Você está em Acats • Conteúdo

Sucessão e governança: desafios e caminhos para empresas familiares

18092025-WLF03658

O quinto eixo da programação dos Fóruns Supermercadistas Acats 2025 foi Governança & Sucessão, no dia 18 de setembro, abordando a continuidade das empresas familiares e os desafios de equilibrar tradição e inovação.

O CEO do Leão Group, Juarez Leão, abriu os trabalhos com a palestra “Empresas familiares: como profissionalizar a gestão sem perder a essência”.

“Nas empresas brasileiras, apenas cerca de 25% chegam à segunda geração, 13% à terceira e só 8% alcançam a quarta geração. Então, quando falamos de sucessão, não dá para dissociar do tema governança corporativa. E é importante lembrar: governança não é democracia nem burocracia. Governança é criar normas, procedimentos e instruções que sustentam a continuidade da empresa. O importante é saber adaptar o que ouvimos em outros segmentos para a realidade da nossa empresa e da nossa equipe”, afirmou Leão.

Na sequência, o painel “Da fundação ao futuro: como o processo de sucessão pode ser parte da cultura empresarial” reuniu a Vice-presidente Regional Sul da Acats e CEO da Rede Moniari, Monique Pizzetti, Juarez Leão e Rogério Tridapalli Junior, Coordenador do Comitê Sucessores Acats e Gerente e Nutricionista do Supermercados Carol.

O último painel dos Fóruns Supermercadistas teve como tema “Cultura, sucessão, inovação e longevidade dos negócios”, e contou com a participação de Jair Eduardo Franzner (Urbano Alimentos), Patrice Gaidzinski e Francielly Crestani (Bonno Atacado e Vipi Supermercados).

De acordo com Gaidzinski, mais de 80% das empresas brasileiras são familiares e são quem move o país. “Uma empresa familiar precisa, antes de tudo, se perguntar: queremos continuar sendo uma empresa familiar? Essa decisão exige diálogo constante. Não há alternativa. Essas famílias desenvolvem negócios que sustentam a economia, e por isso precisamos discutir, dentro de casa, como garantir a continuidade e o desenvolvimento dessas empresas”, pontuou.

O eixo mostrou que o futuro das empresas familiares depende de governança bem estruturada, diálogo entre gerações e abertura para novos modelos de gestão.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também