O quinto eixo da programação dos Fóruns Supermercadistas Acats 2025 foi Governança & Sucessão, no dia 18 de setembro, abordando a continuidade das empresas familiares e os desafios de equilibrar tradição e inovação.
O CEO do Leão Group, Juarez Leão, abriu os trabalhos com a palestra “Empresas familiares: como profissionalizar a gestão sem perder a essência”.
“Nas empresas brasileiras, apenas cerca de 25% chegam à segunda geração, 13% à terceira e só 8% alcançam a quarta geração. Então, quando falamos de sucessão, não dá para dissociar do tema governança corporativa. E é importante lembrar: governança não é democracia nem burocracia. Governança é criar normas, procedimentos e instruções que sustentam a continuidade da empresa. O importante é saber adaptar o que ouvimos em outros segmentos para a realidade da nossa empresa e da nossa equipe”, afirmou Leão.
Na sequência, o painel “Da fundação ao futuro: como o processo de sucessão pode ser parte da cultura empresarial” reuniu a Vice-presidente Regional Sul da Acats e CEO da Rede Moniari, Monique Pizzetti, Juarez Leão e Rogério Tridapalli Junior, Coordenador do Comitê Sucessores Acats e Gerente e Nutricionista do Supermercados Carol.
O último painel dos Fóruns Supermercadistas teve como tema “Cultura, sucessão, inovação e longevidade dos negócios”, e contou com a participação de Jair Eduardo Franzner (Urbano Alimentos), Patrice Gaidzinski e Francielly Crestani (Bonno Atacado e Vipi Supermercados).
De acordo com Gaidzinski, mais de 80% das empresas brasileiras são familiares e são quem move o país. “Uma empresa familiar precisa, antes de tudo, se perguntar: queremos continuar sendo uma empresa familiar? Essa decisão exige diálogo constante. Não há alternativa. Essas famílias desenvolvem negócios que sustentam a economia, e por isso precisamos discutir, dentro de casa, como garantir a continuidade e o desenvolvimento dessas empresas”, pontuou.
O eixo mostrou que o futuro das empresas familiares depende de governança bem estruturada, diálogo entre gerações e abertura para novos modelos de gestão.