Neste dia 18 de setembro, o Fórum Supermercadista de Gestão de Pessoas e Jurídico, parte dos Fóruns Supermercadistas da Acats 2025, reuniu especialistas em saúde, direito e gestão para discutir o equilíbrio entre performance empresarial e bem-estar dos colaboradores.
Na abertura do encontro, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, destacou que compartilhar conhecimento faz parte da essência do setor supermercadista. Simioni ressaltou que o networking é um dos maiores ganhos dos Fóruns, já que, mesmo entre concorrentes, há desafios comuns que podem ser enfrentados de forma coletiva.
“Mais do que o conteúdo das palestras, acredito que a troca de experiências encurta caminhos e contribui para a evolução de todo o setor. Também é fundamental a participação nos nossos Comitês temáticos, porque é a partir das demandas dos associados que conseguimos buscar especialistas e oferecer apoio efetivo. A entidade existe para representar e defender o setor, mas precisa da participação ativa de todos para identificar as reais necessidades e avançarmos juntos”, afirmou Simioni.
Ainda na abertura, Graziela Schmoller, Membro do Conselho Diretor da Acats, falou sobre a importância do protagonismo da gestão de pessoas para o futuro das empresas. “O ponto número um são as pessoas, porque são elas que fazem as empresas crescerem. Precisamos ser cada vez mais estratégicos, ganhar voz dentro das empresas, e isso só é possível quando estamos juntos, estudando temas, fazendo benchmarking e evoluindo na gestão de pessoas”, pontuou.
Palestras
A programação do eixo Gestão de Pessoas e Jurídico iniciou com a palestra da Psicóloga Juliane Moretto que abordou “Felicidade no foco da nossa saúde mental”. “Saber o que realmente nos faz felizes é a base do nosso autoconhecimento. Esse entendimento é fundamental para formar equipes, desenvolver lideranças e criar ambientes mais agradáveis e felizes”, disse.
Na sequência, a Psicóloga Débora Furtado trouxe o tema “O papel da liderança na prevenção do adoecimento emocional”.
Outro destaque da manhã foi a palestra “Fatores psicossociais: os impactos da saúde mental no ambiente de trabalho” ministrada pelo Dr. Alexander Buarque, Presidente da Associação Paulista de Medicina do Trabalho.
“Na área de saúde mental, trabalhamos com fatores psicossociais. Isso envolve a percepção em relação ao trabalho, e a ciência já mostra o impacto disso na vida das pessoas. Fatores psicossociais não são apenas ausência de problemas. Se eu tirar o trabalho de uma pessoa e deixá-la em uma sala fechada, ela também pode desenvolver doenças, entrar em depressão, até chegar a situações extremas. O trabalho tem que ser desafiador, não fácil. Mas, para isso, precisa oferecer recursos para lidar com as demandas. Quanto mais demandas, mais recursos são necessários. É esse equilíbrio que faz diferença no dia a dia”, pontuou o Presidente.
Ainda na parte da manhã, o painel “Novas exigências da NR1: construindo ambientes mais seguros e saudáveis” reuniu Dr. Helder Levy dos Santos (Grupo Angeloni), Franciele Schmoeller (Grupo Giassi), Graziela Schmoller (Grupo TOP/Conselho Diretor da Acats) e Dr. Alexander Buarque.
O evento ainda contou com talk show sobre fiscalização da vigilância em saúde do trabalhador, com representantes da Vigilância Sanitária de SC, Eduardo Macário e Richard Garcia, e mediação da Assessora Jurídica da Acats, Dra. Regina Almeida de Queiroz. No encerramento do eixo, Ricardo Wagner, especialista em Inteligência Artificial e Design Inclusivo e Acessibilidade da Startse, falou sobre “Inteligência artificial: contribuições para um ambiente de trabalho saudável, inclusivo, acessível e seguro”.
“Se estamos vendo todo esse movimento de normas, leis, mudanças sobre o que fazer ou deixar de fazer, o que quero deixar para vocês é um caminho alternativo, simples, mas que exercitamos pouco, especialmente os líderes: é preciso se conectar mais como humanos”, finalizou.