O Fórum Supermercadista de Prevenção de Perdas, realizado no dia 17 de setembro dentro da programação dos Fóruns Supermercadistas da Acats 2025, trouxe uma série de debates que mostram como a gestão eficiente pode gerar impacto direto nos resultados.
A abertura do eixo teve como palestrante o Presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), Carlos Eduardo Santos, que abordou o tema “Gestão estratégica de prevenção de perdas no varejo”. “Quando não gerenciamos as perdas, criamos o chamado estoque virtual: no sistema o produto existe, mas fisicamente ele já não está disponível. Isso afeta compras, planejamento e distribuição e, no fim, gera ruptura. E a ruptura representa muito mais do que a perda física de um item, pode significar a saída definitiva de um cliente. O básico bem feito é cuidar das quebras operacionais, das perdas desconhecidas e trazer a gestão de estoque para o lado da prevenção, garantindo eficácia e qualidade da informação. A prevenção precisa ser protagonista nesse processo, porque a perda de venda por ruptura é sempre maior do que a perda física de um produto”, afirmou Santos.

Em seguida, Fernando Gamboa e Fernando Lage, da KPMG Brasil, discutiram o uso da inteligência artificial em “Supermercados sem desperdício: IA e o futuro da prevenção de perdas”.
O eixo também reuniu nomes como Ederson Fernandes (Rede Giassi), que apresentou dados da pesquisa nacional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na sequência o painel “Cultura de prevenção de perdas: boas práticas operacionais no dia a dia da loja” reuniu Alessandro Ziebell (Hiper Select), Alaor Dalberto (Sysmo S1), André Faccin de Almeida (Cooper) e Paulo Roberto Lima de Souza (Super Moniari), com mediação de Ederson Eduardo Alves (Rede Giassi). O debate trouxe exemplos de processos e treinamentos que fortalecem a rotina operacional das lojas
“Treinamento e capacitação são fundamentais, principalmente quando falamos de prevenção de perdas. É preciso inserir esse tema já na integração de novos colaboradores e também oferecer treinamentos específicos por setor. A auditoria, por sua vez, cumpre um papel importante nesse ciclo, porque identifica falhas e permite a criação imediata de planos de ação para corrigir”, pontuou Ziebell.

Na sequência, Eduardo de Araújo Santos (EAS Soluções), ministrou a palestra “Como reduzir com sucesso as perdas de perecíveis”. Outro destaque foi a participação de Letícia Zago (Sesc Mesa Brasil), que trouxe as boas práticas no combate ao desperdício de alimentos e apresentou os números da parceria firmada desde 2013 entre a Acats e o Sesc.


Segurança – O eixo contou com a palestra “Segurança pública sob a ótica da PMSC”, conduzida pelo Coronel Emerson Fernandes, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina. Fernandes mostrou sistemas desenvolvidos em Santa Catarina que garantem a segurança dos cidadãos e das empresas.
“Estamos conseguindo manter os melhores índices criminais da série histórica iniciada em 2008, especialmente nos crimes de maior potencial ofensivo, que hoje registram os menores números já alcançados. Mas precisamos estar preparados para o futuro. Temos estudos que apontam projeções de crescimento populacional bastante aceleradas em cidades como Itapoá, Araquari e Porto Belo, entre outras do litoral. Esse cenário exige planejamento e fortalecimento de sistemas e ferramentas que permitam gerar e atender ocorrências de forma ágil em todo o Estado”, finalizou o Comandante da PMSC.

Ao final do evento, o tema abordado foi “Segurança empresarial e patrimonial”: gestão de riscos e proteção dos negócios, colaboradores e clientes” apresentada por Fábio de Souza (Grupo Havan e Gesiel da Silva (Grupo Angeloni), com mediação de Ederson Fernandes (Rede Giassi).
