Workshop inédito sobre Design Thinking

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 27 e 28 de novembro em Florianópolis um Workshop inédito sobre Design Thinking voltado a serviços, o qual se trata de uma ferramenta de inovação. Seu processo é aplicável a qualquer empresa, visto que trata-se uma abordagem de gestão que se apoia na forma do designer de resolver problemas de qualquer natureza, propulsionando assim um processo de inovação para solucionar ou criar novos processos, novos modelos de negócios, serviços ou produtos. A atividade será coordenada pelo designer Igor Trudi, que inclusive foi um dos palestrantes da última edição da EXPOSUPER, em Joinville.

Design Thinking, como indica o nome, é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações. Literalmente, o termo significa “pensamento do design”, ou pensar como designer. O que isso quer dizer, na prática? Segundo o livro “Design Thinking – Inovação em Negócios”, pensar como designer é abduzir. O design, para além da estética de produtos ou serviços, enquanto tipo de conhecimento, tem como objetivo a promoção do bem-estar na vida das pessoas.

A apropriação desse conceito e sua aplicação no mundo dos negócios tem a ver com inovação. A percepção do designer do mundo e pessoas ao redor é o que gestores buscam como forma de expandir horizontes na hora de criar projetos e executar tarefas, chamando essa abordagem de Design Thinking.

A metodologia propõe uma abordagem prática-criativa que visa a resolução de problemas  em diversas áreas empresariais, principalmente no desenvolvimento de produtos e serviços, agindo com base na coletividade colaborativa do desenvolvimento dos projetos.

A principal proposta deste modelo de desenvolvimento criativo é encontrar respostas que sejam revolucionárias ou inovadoras para os problemas identificados, focando nas reais necessidades do mercado.

A definição do conceito do design thinking foi criada por Rolf Faste, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Porém, a ideia foi popularizada por David M. Kelley, fundador da IDEO, uma das maiores empresas de design e inovação da atualidade.

Igor Trudi é designer apaixonado por inovação e pela capacidade da criatividade em mudar paradigmas, tendo as pessoas como foco para desenvolver projetos de forma colaborativa e multidisciplinar auxiliando as empresas a atingirem objetivos de alto impacto. Facilitador de Design Thinking, Design de Serviços, Lego Serious Play e outras metodologias, é também docente nos cursos superiores de Design da Unesc e do Senac e esta em projetos que promovam o desenvolvimento sócio-econômico de forma sustentável e com base na economia criativa.

Mais informações e inscrições: cursos@spider.conectasul.com

Compartilhar.