Workshop destaca avanços de boas práticas na produção agrícola

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a PariPassu promoveram (28.08) em Florianópolis (SC) o II Workshop da Cadeia Produtiva de SC, o qual mostrou avanços no setor de produção de alimentos in natura, o setor de FLV (frutas, legumes e verduras). O principal referencial, segundo a conclusão do evento, é o ganho de dez pontos percentuais no grau de conformidade de análises de segurança alimentar (subiu de 60% para 70%) considerando os últimos quatro anos de aferições.

Outra conclusão relevante é que começam a se multiplicam os cases de ganhos em produtividade, qualidade e rentabilidade (por valor agregado) para produtores que incorporaram boas práticas agrícolas no manejo de suas culturas de alimentos, conforme enfatizou o engenheiro Walter Becker, da equipe técnica da Epagri, um dos participantes deste workshop.

O evento reforçou a parceria entre as os setores público e privado para melhorar a qualificação de produtos hortifrútis colocados à disposição dos consumidores. Este foi o aspecto destacado pela promotora de justiça do Ministério Público de SC, Greicia Malheiros da Rosa Souza. “A união de esforços das entidades públicas e dos setores produtivos garantiu avanços nas conformidades dos alimentos e sempre que existe uma necessidade de correção o Termo de Ajustamento de Conduta é o instrumento mais utilizado e mais eficiente na celebração de acordos”.

Nilson Gasconi, agente de soluções de negócios da GS1 Brasil, reforçou a importância do engajamento do setor de produção agrícola a um sistema padronizado de identificação de produtos em toda a cadeia de suprimentos. “É uma medida facilitadora de controles na logística do processo desde o campo até as gôndolas de supermercados”, afirmou.

Marcos Vinícius de Miranda Martins, coordenador de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lembrou que o engajamento nas boas práticas agrícolas teve um impulso decisivo depois de 2013, quando no mês de junho, durante a Exposuper em Joinville, o MAPA firmou com a Abras uma parceria neste sentido. “Desde então temos elos muito mais fortalecidos na produção integrada e os resultados positivos aparecem em toda a cadeia produtiva”, destacou.

O projeto do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA) da Abras com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e implantado pela ACATS de forma pioneira em Santa Catarina, já está sendo implementado em outros Estados. Santa Catarina é proporcionalmente, o Estado mais engajado neste programa, com 23 redes de supermercados participantes e mais de 250 lojas, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti consumido em SC.

O diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) Antonio Carlos Poletini alertou para o aspecto mais positivo desta mobilização e que é considerado um grande avanço em todo o ciclo da cadeia produtiva de alimentos. “A prioridade é o consumidor final, mas a grande vantagem é que todos os integrantes desta cadeia serão beneficiados direta ou indiretamente com novas tecnologias e ganhos de produtividade e de qualidade do produto final que vai para a mesa dos consumidores.”

O volume de produtos já rastreados no Brasil desde o início do projeto alcança 5,7 bilhões de toneladas em todo o País. No total são cerca de 25 mil origens (produtores inscritos no programa como fornecedores de alimentos in natura) e Santa Catarina tem cerca de 17% deste contingente, um dos Estados mais avançados do País, segundo dados apresentados pelo diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, que dimensionam os avanços do programa em SC até o momento.

O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.

Compartilhar.