Vendas positivas nos supermercados de SC no primeiro quadrimestre do ano

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo no primeiro quadrimestre de 2019 em relação a idêntico período do ano passado. O índice acumulado é de +1,77%. O período apresenta oscilações, a exemplo do que já ocorreu em 2018.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, considera que os dados refletem uma movimentação ainda tímida da economia, a qual poderia estar num outro patamar caso houvesse mais segurança em relação ao andamento das reformas estruturais que tramitam no Congresso Nacional.

– A taxa de desemprego ainda está muito alta e outro aspecto que limita a cesta de compras do consumidor é o expressivo contingente de pessoas endividadas, principalmente com instituições de crédito.  São milhões de pessoas que tem seu  potencial de consumo comprometido e que limitam suas compras a itens essenciais – analisa o dirigente.

A expectativa do setor, segundo Lopes, é que o desempenho do setor supermercadista cresça entre 2% e 3% neste ano de 2019. De acordo com ele, a partir do momento em que as reformas da Previdência e a Tributária estiverem encaminhadas as decisões de investimentos irão acelerar permitindo o surgimento de novas oportunidades de trabalho. “A geração de empregos é fundamental, é tudo que o País precisa para crescer.”, enfatiza.

 

Termômetro de Vendas ACATS 2019 (em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Janeiro +1,34 (-23,58) +1,34
Fevereiro +0,13 (-5,33) +2,09
Março (-4,60) +11,60 +0,18
Abril +8,09 (-2,08) +1,77
Compartilhar.