Vendas positivas nos supermercados catarinenses em janeiro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 5,99% no primeiro mês de 2014 em comparação com idêntico período de 2013.  A variação em relação a dezembro foi de um recuo de 22,29%, resultado considerado normal e que se repete a cada ano no comparativo com o mês de melhores vendas em todo o ano. O resultado catarinense foi mais uma vez superior à média nacional, apurada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com 4,50%.

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o resultado de janeiro é reflexo de uma boa temporada de verão, período que concentra um excedente muito expressivo de turistas em diversos pontos do Estado, com destaque para o litoral. “Historicamente o período de alta temporada das férias de verão traz resultados positivos pra os supermercadios catarinenses”, disse o dirigente.

2014 – A perspectiva para 2014 é de um novo período de crescimento do setor. Redes supermercadistas catarinenses ou que atuam aqui anunciaram vários projetos de expansão de novas lojas de grande porte e também de pequeno e médio porte.  Redes e empresas que este ano não irão construir lojas novas planejam realizar obras de reformas, ampliação e modernização nas áreas de vendas já existentes. O crescimento estimado para o setor em SC é de 5%.

Páscoa em SC – Pesquisa realizada junto a 50 empresas de todas as regiões indica que a postura do setor é otimista em relação a resultado de vendas para a Páscoa deste ano. A grande maioria dos empresários – 80% – revelou que aguarda por vendas superiores à Páscoa de 2013, em media 5,3% superiores. Para 14% dos empresários ouvidos pela pesquisa da Acats, as vendas deste ano serão mais ou menos idênticas ao ano passado. Apenas 1% acha que o resultado de 2014 será abaixo de 2013, em 10% na média.

Termômetro de Vendas Acats 2014 (em percentuais)

Mês
mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,99
-(22,29)
Fev


Mar



Abr

Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Compartilhar.