Vendas positivas no primeiro bimestre do ano nos supermercados de SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo no primeiro bimestre de 2019 em relação a idêntico período do ano passado. O índice acumulado é de +2,09%. O resultado de vendas, em fevereiro, ficou em +0,13%. Em comparação com janeiro apresentou um índice negativo (-5,33%).

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de uma loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, considera que os dados refletem uma melhora gradual da economia, que poderia estar num outro patamar caso os indicativos vindos do Governo e do Congresso Nacional na questão das reformas fossem mais seguros.

– O que está acontecendo é que o empresariado não vai mais esperar mais e decidiu investir.  Não podemos ficar parados esperando o tempo todo por medidas oficiais. A taxa de geração de empregos, que cresce há 3 meses seguidos, segundo o Caged, reflete isso. Mais uma vez quem está se arriscando e investindo em novos negócios são os empresários. Somente a iniciativa privada tem folego neste momento porque a taxa de investimento do governo é pífia perto das nossas atuais necessidades em infraestrutura, e não há perspectiva de melhoras sem a realização das reformas estruturantes, a começar pela Previdência – analisa Lopes.

 

Termômetro de Vendas ACATS 2019 (em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan +1,34 (-23,58) +1,34
Fev +0,13 (-5,33) +2,09

Compartilhar.