Vendas nos supermercados de SC mantém crescimento

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense mantiveram crescimento no comparativo com o ano anterior, mas indicam leve tendência de baixa na apuração dentro do ano de 2020. Maio de 2020 registrou +8,24% em relação a maio de 2019, enquanto na comparação com abril de 2020 houve queda, (-0,46%). No acumulado do ano até maio o resultado indica +3,36% comparado ao mesmo período de 2019.

Os índices, já deflacionados, foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, o resultado deste período indica uma tendência de estabilização no ritmo de crescimento já dentro desta nova situação de mercado da vigência plena do estado de pandemia por pelo menos 3 meses.

– Maio em relação a abril ainda tem um elemento de sazonalidade que é a Páscoa. O que contrabalança, de certa forma, é a vantagem de maio com 5 sábados contra 4 do mês de abril, fato relevante na composição do cálculo – salienta.

Segundo o dirigente, o fato do segmento supermercadista ser considerado essencial, com funcionamento liberado desde o início da pandemia, justifica a série de crescimentos mensais em 2020, embora o fenômeno venha acontecendo desde 2019. Lopes acredita que a partir de agora a tendência é de que o setor enfrentará um período de estabilização de resultado para retração leve, como consequência direta da diminuição da atividade econômica.

– O aumento do desemprego e o impacto da pandemia nas empresas em geral provoca menor circulação de dinheiro na economia e diminuição no nível de consumo. Concentradas no essencial, as famílias tendem a gastar menos e o reflexo vai aparecer enquanto não houver a retomada, que, esperamos, aconteça no prazo mais breve possível – disse Lopes.

Termômetro de Vendas ACATS 2020 (em percentuais)

Mêsmês atual xmês ano passadomês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+ 1,53(-23,38)+ 1,53
Fevereiro+ 7,81+ 1,80+ 4,29
Março+ 8,62+ 13,98+ 5,08
Abril+6,74(-3,55)+5,38
Maio+8,24(-0,46)+3,36
Compartilhar.