Vendas nos supermercados catarinenses retomam tendência de alta

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) –  Ao contrário de abril, as vendas dos supermercados catarinenses no mês de maio retomaram indicativo de alta, com +8,87% em relação a maio de 2012 e +5,28% na comparação entre maio e abril deste ano. Nos primeiros cinco meses de 2013 foi registrado um crescimento de 4,77% em relação a idêntico período de 2012.

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA. 

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o índice retomou a normalidade após as oscilações perovocada pela sazonalidade da Páscoa. “Temos um momento favorável por conta de indicativos de recuo nos preços dos alimentos e também nos serviços públicos. O impacto terá reflexos nos próximos índices da inflação e torna o mercado mais propício para o consumo”, disse o dirigente.

BEBIDAS

A sondagem relativa ao Termômetro de Vendas de maio solicitou aos empresários participantes da pesquisa um panorama do consumo de bebidas alcoolicas depois de um cenário mais rigoroso decorrente da aplicação da Lei Seca.  Restaurantes e bares se queixam de uma perda de até 30% no movimento e, segundo eles, este contingente estaria consumindo mais bebidas em casa, compradas em supermercados. 

De acordo com a grande maioria, 70%, esta hipótese não se concretizou. O nível de consumo de bebidas alcoólicas está estabilizado, nos mesmos patamares anteriores. Para 20% dos empresários, houve ligeira alta no volume desta cesta, com até 10% e outros 10% dos entrevistados indicaram crescimento no consumo entre 10% e 20%. A pesquisa do instituto Nielsen confirma a manifestação dos supermercadistas pesquisados. Em maio a variação de volume foi de -0,6%, praticamente estabilizada. 

Termômetro de Vendas Acats 2013

 

Mês
mês atual x 
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar
+8,27

+14,19

+5,48

Abr
+0,39
-(13,29)
+4,27 
Mai
+8,87
+5,28 +4,47
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Compartilhar.