Vendas nos supermercados catarinenses recuam

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses no mês de abril de 2013 fecharam com alta de 0,39% em comparação com abril do ano passado, mas recuaram 13,29% em relação ao mês de março deste ano. Os números de abril ´dessazonalizaram’ o quadrimestre por causa da ocorrência da Páscoa, que este ano foi em março e ano passado foi em abril. O primeiro quadrimestre de 2013 indica um crescimento de 4,27% em relação a idêntico período de 2012. 

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto já esperava pela acomodação do índice, considerando a Páscoa deste ano em março e além disso este mês teve a ocorrência de cinco sábados, o que no resultado de vendas, é significativo.  

A grande preocupação do setor, segundo Atanázio, é com os macro indicadores da economia, especialmente inflação e o crescimento muito tímido do PIB neste ano até aqui. “Nosso segmento continua tendo bons resultados poque o País ganhou um novo contingente de trabalhadores com carteira assinada, e como isso, novos agentes de consumo. Essa massa salarial se movimenta até por inércia e garante crescimento no consumo, mas se a inflação continuar alta o poder de compra acaba encolhendo e isso acaba comprometendo novos bons resultados”.

Termômetro de Vendas Acats 2013 (resultado percentual)

Termômetro de Vendas Acats 2013

 

Mês
mês atual x 
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar
+8,27

+14,19

+5,48

Abr
+0,39
-(13,29)
+4,27 
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Compartilhar.