Vendas em abril têm resultado negativo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram uma forte contração​, em -10,38% no mês de abril de 2018 em relação a março​. Em comparação com abril do ano passado foi registrado novo recuo​, em ​-17,24%​​.​ O​ acumulado no quadrimestre apresenta -1,89%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

A explicação da Acats para este resultado é a chamada dessazonalização da Páscoa, que em 2017 caiu em abril e neste ano teve o desempenho de vendas mais concentrado na última semana do mês de março​, pois dia 30 foi o sábado de Aleluia.

Segundo o Presidente da Entidade, Paulo Cesar Lopes, a ocorrência da Páscoa sempre impacta positivamente nas vendas e acaba provocando este efeito ´solavanco´nos resultados dos desempenhos das empresas nestes dois períodos, março e abril, quando a Páscoa alternar seu encaixe.

Apesar do indicador acumulado direcionar para a baixa, a expectativa do desempenho do setor para 2018 ainda é de otimismo, contudo, em dose moderada.

– Tivemos uma situação completamente fora do contexto que foi essa paralisação de dez dias dos caminhoneiros agora em maio. Nenhuma loja de supermercado catarinense deixou de abrir suas portas e promover o atendimento, mas a restrição de produtos pelo desabastecimento certamente vai provocar consequências que estamos apurando em novas consultas aos empresários associados.

​A incerteza política que se apresenta no País também tem forte influência no consumo, reduzindo a confiança do consumidor e, consequentemente as vendas. ​No médio prazo, entretanto, a tendência é de que o ritmo de vendas recupere o viés de alta para fecharmos 2018 com​ estimativa de​​ crescimento entre​ ​2%​ ​​​a​ ​3% – afirma​ o presidente da Entidade.

Termômetro de Vendas Acats 2018
(em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Janeiro (-1,57) (-21,66) (-1,57)
Fevereiro (-1,94) (-2,55) (-1,74)
Março +16,01 +8.08 +1,27  
Abril (-10,38) (-17,24) (-1,89)

 

Compartilhar.