Trigo tem safra recorde no Brasil em 2022

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No balanço final, mais uma safra recorde na produção de trigo no Brasil. A produção deste ciclo atingiu 9,5 milhões de toneladas, um aumento de aproximadamente 24% em comparação a 2021, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Apesar desses números, porém, a safra foi marcada por contrastes em diferentes regiões produtoras do cereal. No Paraná, por exemplo, os números finais de produção fecharam em 3,38 milhões de toneladas, valor abaixo do potencial que o Estado possui.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o cenário foi outro. As safras de trigo nesses Estados foram recorde em área e produção, e a cultura foi uma grande aliada dos produtores para balancear o fluxo de caixa após as frustrações da safra de verão.

Em SC e maneira geral, pode-se considerar uma safra boa, tanto em quantidade quanto em qualidade, com produtividade variando de 50 a 65sc/ha, e PH entre 73 e 80. Em todo o Estado, cerca de 90% da área destinada ao cultivo do trigo já foi colhida.

Até o momento, as estimativas apontam para uma área plantada de 139,7 mil hectares, o que representa um aumento de 36% em relação à safra passada. A produtividade deverá crescer cerca de 1%. Nesta safra, a expectativa é de se colher mais de 479,5 mil toneladas, o que representa um crescimento de 38% em relação à safra anterior.

Compartilhar.