Supermercados de SC têm resultado de vendas praticamente zerado em fevereiro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um índice praticamente zerado em fevereiro de 2022 relativamente a fevereiro do ano passado, variação de 0,01%. Na comparação com janeiro o resultado é de -3,16% e o bimestre acumula um índice negativo ante o mesmo período de 2021: -0,22%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, a conjuntura econômica brasileira apresenta um cenário desafiador para este ano de 2022, mesmo com o recrudescimento dos efeitos da pandemia.

– Temos uma conjunção de fatores que inibem o avanço da atividade econômica o principal deles, sem dúvida a perda do poder aquisitivo causada pela taxa de inflação na faixa dos 10% anuais. Os preços crescem pressionados por alta de combustíveis e de insumos básicos além de efeitos sazonais em safras daquilo que vem do campo. O segmento supermercadista vai precisar de muito esforço e criatividade para seguir crescendo – afirma o dirigente.

PÁSCOA DE 2022 – CAUTELA

Para a campanha da Páscoa, que é uma data comemorativa forte no calendário do varejo supermercadista, o levantamento sobre como as empresas se prepararam indica uma postura mais cautelosa em relação a outros anos. Para 47,5% dos empresários ouvidos na pesquisa, o volume de compras de produtos típicos de Páscoa foi praticamente o mesmo do ano passado. Já um contingente de 43% indicou que a quantidade de produtos de Páscoa adquiridos este ano foi superior a 2021, com +7,5% em volume, na média. Para 9,5% dos empresários o volume de compras foi inferior a 2021, -4,5% na média.

Termômetro de Vendas ACATS 2022 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro(-0,40)(-15,13)(-0,40)
Fevereiro+0,01(-3,16)(-0,22)

Termômetro de Vendas ABRAS 2022 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro +1,23          (-21,22)   +1,23
Fevereiro+3,98          (-0,90)   +2,26

Compartilhar.